OS URSOS ESTÃO DE VOLTA

Pois é, o que não fazem as férias. O blog bateu recorde de… falta de atualização. Sete dias sem que […]

Pois é, o que não fazem as férias. O blog bateu recorde de… falta de atualização. Sete dias sem que nada tenha aparecido por aqui. Vamos tentar correr atrás do prejuízo e trabalhar muito, afinal o blog não pode parar.

E terminou o mês de janeiro, e se você anda pelas ruas do seu bairro já começou a ver eles, os ursos, aqueles blocos formados por meninos que saem sem rumo por aí, com uns dois ou três batucando panelas, latas, enfim, tudo aquilo que faça barulho. Tudo puxado por um voluntário escolhido entre os amigos que fica vestido naquela fantasia de algo que parece tudo, menos urso (o nome dessa manifestação artística é ala-ursa, daí o povo chamar de urso mesmo que o fantasiado não se pareça com um).

E é tudo tão simples e informal que os blocos de ala-ursa não tem um dia e hora determinados. É só combinar com os amigos e desfilar quando bem entender. E olha que as fantasias são bem-feitas e complexas. Nem parece uma simples brincadeira de criança.

Já falamos dos ursos do carnaval em duas ocasiões ano passado. Do mesmo jeito que esse ano, no ano passado eles apareceram no início de janeiro. Virou o ano, eles estão na rua, como se estivessem avisando para o pessoal do bairro que o carnaval está chegando. E é daqui a duas semanas, 16 de fevereiro. Quando menos esperar, a folia toma conta das ruas.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes