Neste ano de 2017, quis fazer diferente. E quis fazer diferente por um motivo simples: o mesmo que levou este blog a não postar tantas coisas como antes. Mas que foi fundamental para que ele fosse uma escola. Por isso mesmo, o top 5 do Blog Josivandro Avelar dá lugar ao acontecimento do ano de 2017.
É tipo “revista Time”, que todos os anos elege a pessoa do ano. E o acontecimento do ano de 2017 foi…
Isso mesmo. Vocês já imaginavam. Durante o ano de 2017, desenvolvi um sonho junto com as pessoas que acompanharam minha trajetória na faculdade de Publicidade e Propaganda. Com vocês, a 612 Comunicação!
A agência foi idealizada ainda no final de 2016. Era uma sociedade que fiz com Anne Aline, que era colega de turma da noite, quando eu pagava as matérias do primeiro período que precisava para concluir o curso. Ela continuou fazendo os trabalhos comigo até que tivemos a ideia de transformar tudo isso numa sociedade.
Deu no que deu. O nome “612” vocês já devem imaginar de onde tiramos. “O Pequeno Príncipe” é o livro favorito de Anne, que me comparou ao personagem. A ideia foi instantânea, e transformei aquilo na 612. A princípio a agência teria o nome B-612, mas simplifiquei para o número porque se não era eu a fazer, seria quem falasse da agência pelo nome. Iriam esquecer o “B”.
Na virada de 2017 comecei a tirar a 612 do papel. Foi criada essa marca, que remete ao próprio planeta. A dupla de bonecos no topo dele representa os fundadores da agência, olhando para o horizonte e vendo um futuro à sua frente.
A marca saiu do papel (ou melhor, da tela do computador), e a primeira arte feita a partir dele foi o vídeo que abre esta retrospectiva. Tudo foi pensado direitinho, a marca tem até um manual de identidade. A cor azul é a principal por ser a cor favorita dos fundadores (lembrem-se: durante os 9 anos de existência do Blog Josivandro Avelar, seus layouts sempre foram azuis). As demais cores alternativas são as primárias, que além da azul, são amarelo e vermelho. O esquema foi baseado na fita da consciência do autismo.
Algumas experiências foram trazidas para a 612, dentre elas todo o patrimônio do blog, o patrimônio da antiga Companhia Ideias, e o Ônibus Paraibanos. Tudo isso agora passou a fazer parte do nosso planeta, que já tinha uma bagagem respeitável para começar.
Mas você não esqueceu de alguém? De uma pessoa que fez parte da minha trajetória durante quase três anos e merecia estar aqui.
Lembra que falei da Companhia Ideias? Era um projeto meu com Vanessa Pordeus. Foi com esse nome que fiz o TCC, que era uma campanha. O tempo passou e cada um seguiu o seu caminho, até o dia em que os caminhos se encontraram mais uma vez.
Vanessa Pordeus tinha constituído a Studio Zoom, um projeto de produtora de fotografia e audiovisual. Aí me procurou achando que eu não estava fazendo nada. Mas tinha feito. Contei a ela da 612. Ela embarcou na ideia. A Studio Zoom e a 612 se fundiram numa só. A marca da produtora ganhou um novo visual, adaptado a sinergia daquilo que eu criei lá atrás. Com a Studio Zoom, tinha um departamento que cuidava de audiovisual e fotografia, e uma importante ponte entre clientes e influenciadores digitais. Mais satisfeito não poderia estar naquele momento.
Agora estava feliz. Meus amigos passaram a habitar o meu planeta.
A 612 Comunicação estava com muitos clientes pilotos: Sabor Divino, Ehnois PGM, Ônibus Paraibanos, e por aí vai. A agência seria lançada em agosto, mas por conta do sucesso da ideia e por já estarmos trabalhando com tanta gente, decidimos entregar a Deus. A agência seria lançada no Domingo de Páscoa.
O dia era 16 de abril de 2017. E por volta das 5 da tarde, a 612 Comunicação era lançada ao mundo. No mesmo dia, entraram no ar em sequência as contas do Instagram, do Facebook e do YouTube da agência. O site viria um mês depois, o Twitter, dois meses depois. Também estamos no Pinterest.
Agora sim, a agência já poderia mostrar para que veio. Criamos campanhas, ideias incríveis, enfim começamos a deslanchar.
Alguns dias depois, Vanessa embarcou para uma viagem à Europa, que trouxe novas ideias para a 612 Comunicação. E muitas fotos também.
https://www.instagram.com/p/BbsTXFfAn3p/
A agência foi lançada com 4 pessoas: seus fundadores: Josivandro Avelar e Anne Aline, além de Vanessa Pordeus e Jefersson Jeiel.
Começamos com o que tínhamos, bem pé no chão: cada um com o seu computador, com o seu celular, incorporamos um pouco de cada coisa nossa na 612. O problema era que a gente tinha equipamentos limitados demais para um negócio. E como sofri…
Tinha um computador desde 2013, onde fazia as coisas mais básicas para o Blog Josivandro Avelar. Quando começou a ser o computador da agência, ele teria que fazer trabalhos muito mais pesados do que aqueles que eu estava acostumado a fazer. Os trabalhos saíram incríveis, mas saíam em horas, porque o computador tinha configuração limitada.
Por conta disso, tive que me desfazer do computador. Enquanto não juntasse dinheiro para a compra de um computador mais potente, fiquei com o computador de Anne por cinco meses.
Vários trabalhos marcantes foram feitos nele. E também foi nele que surgiram os trabalhos para o primeiro cliente de contrato fixo com a agência, que ajudaria mais para frente a trazer uma nova máquina.
E quem disse que a gente não ia conseguir? Com muito trabalho e empenho, a gente consegue.
Após 5 meses com o computador de Anne – que em contrapartida ficou trabalhando com o meu, já que não trabalha com artes -, o computador definitivo chegou em 20 de novembro. Adquirido com recursos da agência, o computador foi adquirido com uma configuração que atendesse às necessidades da agência, dos trabalhos mais simples até os mais pesados, o que o outro não aguentaria fazer, daí porque ele foi substituído.
O computador de Anne voltou para Anne, o computador que estava com ela e que era meu passou para o meu irmão, e o computador do meu irmão – que é aquele netbook que mostrei no post “Minimundo” – ficou também para mim, para trabalhos básicos e testes. Ou seja, tenho dois computadores.
Como dizia no post “Minimundo”, para quem sonhava há quinze anos atrás em ter um computador para brincar, hoje tenho dois para trabalhar. E se possível brincar também, por que não?
A 612 influenciou bastante o Blog Josivandro Avelar, que mudou sua marca, passando a ser uma luneta. A luneta representa a nova diretriz do Blog Josivandro Avelar, que seria observar o planeta 612.
Jefersson Jeiel deixou a 612 para embarcar em um novo projeto, passando a agência a ter três componentes: eu, Anne Aline e Vanessa Pordeus.
Novos contratos fixos foram surgindo, outros foram desligados, o que é normal de toda agência, surgiram os ensaios fotográficos, enfim, indo e vindo, estamos indo bem.
Atualmente a agência tem quase 830 seguidores no Instagram. O perfil da Studio Zoom permanece ativo, com as campanhas da agência e quase 400 seguidores. Ainda temos uma fanpage no Facebook com 90 curtidas (pouco, mas vamos trabalhar melhor nisso). Compõe ainda o universo 612 a Pordeus Style, perfil no Instagram com quase 430 curtidas.
Daqui para frente, nosso trabalho será consolidar a 612 Comunicação como uma referência. A gente tem desafios ainda maiores a percorrer como agência. E sabe o quanto isso não é fácil, mas quem disse que seria?
Essa foi a minha maior realização de 2017: juntar as pessoas que me acompanharam e me acompanham até hoje para criar uma nova trajetória, escrever uma nova história, ajudar a contar novas histórias. Isso é muito bacana, muito gratificante.
E é isso que espero de 2018: novas ideias, novos sonhos, que esse sonho que criei continue crescendo e evoluindo. Esse foi apenas o começo da nossa história.
E tenho certeza que 2018 será ainda mais incrível para a 612 Comunicação. Porque a gente mostrou que não está para brincadeira. Quer falar sério. Quer mostrar trabalho.
Porque todo planeta evolui, e com o nosso não será diferente. Temos certeza que iremos construir muito mais e realizar muito mais no ano que virá.