Image

O que muda na criação de séries

O que muda na criação quando você pensa em séries, e não em peças únicas?
,

O que muda na criação quando você pensa em séries, e não em peças únicas?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Pense em um caderno, como os tantos cadernos de folhas que eu já desenhei, e que totalizam quase 600 desenhos diferentes – e contando, já que tem duas séries em andamento e dois cadernos em branco que eu tenho guardados, além de várias folhas que eu tenho em branco, guardadas e pensando o que eu vou fazer com elas. A partir de um conceito de que o que está no caderno, no caderno fica, criei um conceito, em um momento difícil, é verdade, com base no número de folhas que cada caderno tem. Afinal de contas, se a regra é não arrancar nenhuma folha, é importante salientar quantas folhas o caderno tem e garantir que a meta será atingida: se um caderno tem 48 folhas, vão ao ar 48 folhas, se um caderno tem 80 folhas, vão ao ar 80 folhas.

Quando as artes estão em um caderno, não tem como você tratar de uma maneira isolada. É a natureza do projeto, garantida por uma armação espiral de metal. Até então, as séries de cadernos iam ao ar de forma aleatória, mas de maneira sequencial como ela é hoje. Postar era adrenalina pura, mas eu precisava pensar em quem acompanhava a série: em que folha eu estava que avançou tão rápido assim? Além disso, eu terminava um caderno e começava outro, sempre mantendo um caderno ativo: se eu terminava um caderno de 48 folhas, começava um de 96 folhas, terminava o de 96 folhas, começava um de 48 folhas. Era uma explosão de criatividade que logo arrefecia e a série ficava vários dias, meses parada. Quis mudar.

A partir do terceiro caderno de #96folhas, a série passou a ser postada semanalmente, aos sábados, um dia mais leve e basilar para artes tradicionais, as outras vieram à reboque. A #FolhaColorida surgiu diante da necessidade de aproveitar de alguma maneira um pacote de folhas de colorset que eu tinha. A solução criativa foi transformar em uma série, sequenciando as cores de cada folha, de modo que quando você vê os intervalos de cores, você via pelos pacotes. Para não escolher as cores de maneira aleatória, passei a fazer sorteios na ferramenta de interação direta, o podcast Luneta Sonora, por essa razão os números das rodadas são derivados dos números dos episódios onde os sorteios foram realizados: 111, 133, 181, e agora, 226.

Outro modo de organizar de modo racional as séries foi desenhar cadernos simultâneos. Eu não queria fazer como antes, onde eu terminava um caderno de 96 folhas para começar um de 48 folhas. Então eu passei a apresentar duas séries de cadernos de forma simultânea, na sexta-feira (lembrem-se do cavalo mecânico do sábado). Se no sábado, o dia-base, eu quis apresentar cadernos maiores – hoje é de 80 folhas porque nunca mais encontrei um de 96 folhas – a sexta-feira seria o dia dos cadernos de menos folhas e temas fixos, contrastando com o tema livre dos sábados: assim foram as 40 folhas sobre a cidade, as 48 folhas sobre flores, e atualmente, as 48 folhas sobre paisagens.

O que muda na criação de séries é justamente o conceito de organizar as séries com base em temas, técnicas, cores e assuntos, sempre orientado pela agenda semanal, não para menos a série de artes dos sábados foi a primeira de todas as séries do site no geral a ter um dia escalado, baseando todos os outros destaques da semana na Luneta nos dias subsequentes, ainda que a série dos sábados não seja, na prática, o último post do sábado – os dois últimos posts do sábado são os resumos das #SetePerguntas e dos destaques semanais do site, mas levando em conta isso, o #96folhas encerra a semana na prática.

O conceito da criação das séries foi fundamental para a organização do site como um todo. Afinal, elas são a base de todas as outras séries do site, mesmo aquelas que não tem relação com arte. E isso foi muito importante para organizar o próprio site da maneira que ele é atualmente, pois a partir do momento em que eu apresento um desenho por semana, eu posso organizar todos os outros elementos fundamentais do site do mesmo jeito, incluindo aquelas coisas que eu retomei na ocasião da implantação da agenda, como crônicas e artigos sobre conteúdo e comunicação. Um caderno mudou toda a história, e vários outros foram – e continuam sendo – a base de todo o meu projeto principal. Isso muda, isso conta.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 226: Calendário da rodada 226 da #FolhaColorida - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 226: Calendário da rodada 226 da #FolhaColorida
  2. Luneta Sonora 225: Sustentabilidade criativa: sonhos também precisam se pagar
  3. Luneta Sonora 224: Revolução criativa em curso
  4. Luneta Sonora 223: 2026 começa agora: planos, ideias e o que vem pela frente
  5. Luneta Sonora 222: Encerrando 2025: o que conquistamos e para onde vamos

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes