Como o site ajuda a dar unidade a ideias tão diferentes?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Você deve estar se perguntando como é que os meus projetos podem parecer aleatórios à primeira vista, mas quando você acompanha mais a fundo, eles se conectam como uma rede, como uma teia. Aliás, sabe o conceito de web? Web é teia em inglês, teia de aranha, conectada a vários pontos, em uma trama complexa e ao mesmo tempo bela. Quem já viu uma teia de aranha não faz ideia de como esse animal consegue fazer uma trama tão difícil para nós, humanos, e tão bem feita para tão e somente se alimentar, afinal, as teias tem como objetivo prender presas. É com esse conceito de teia que eu quero traduzir melhor como é que tantas coisas que à primeira vista parecem aleatórias se conectam.
O conceito da agenda semanal, criado em 2022, é só o ápice de todo esse conceito de rede e de unidade. Só que a necessidade de criar uma agenda surgiu exatamente de colocar ordem em todas as coisas que já estavam aqui dentro. Não queria que as coisas fossem imprevisíveis para quem lê e desestimulantes para quem cria. Não dá para fazer uma coisa qualquer porque eu tive uma ideia e queria colocar no ar logo. Tem que ter noção de planejamento, e muito disso eu aprendi na publicidade. Ter uma formação acadêmica ajuda até mesmo nessas coisas, e vocês não fazem ideia de como eu organizei isso aqui com conceitos básicos de comunicação social e publicidade.
Quando eu comecei em 2008, comecei na base da curiosidade. Comecei sem saber nada de Internet, aprendi na marra o que era HTML, criação de site, conceito de funcionamento da web e por aí vai. O site migrou para WordPress do mesmo jeito: ninguém nunca me ensinou nada, eu aprendi na marra, e hoje eu conheço muita coisa do funcionamento de um site, principalmente de WordPress, montando sites, ajustando os parafusos. É aquele conceito de que, se você não pode pagar alguém para fazer um serviço, vai lá, aprende e faz você mesmo. De repente, você se torna essa pessoa que alguém pode pagar por esse serviço porque você aprendeu e sabe como as coisas funcionam.
Aos poucos, eu fui profissionalizando todo o conceito criativo, nunca quis que os meus projetos parecessem amadores para quem lê. Colocar todos os meus projetos no site e transformar em histórias – lembrem-se, este site começou como um blog e um blog continua sendo – foi o primeiro passo. Contar histórias foi o objetivo e quis que fosse a consequência. Por último, as ideias precisavam estar conectadas e claras. Foi assim que eu estabeleci a agenda semanal, de um modo que as pessoas – e este editor – se orientam por tudo aquilo que vai ao ar num determinado dia, assim como existem as #SetePerguntas com os assuntos da semana, com uma pergunta por dia.
Primeiro eu juntei as ideias e quis um porto seguro para elas, além de ter uma maior liberdade de contar histórias. Foi assim que eu criei o blog, foi assim que eu estruturei e transformei no que ele é hoje, num site com alma de blog, de um modo que a própria comunicação fosse um elemento de arte, não para menos nunca quis uma página bonitinha e conceitual, quis que ela fosse uma ferramenta de comunicação como um blog de política ou um site de notícias é. E dentro dessa casa, eu precisava ainda conectar todas essas ideias que estavam espalhadas. Foi assim que eu estabeleci a agenda semanal, e organizei a minha própria rotina, dando unidade a ideias tão diferentes.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.











