Image

Tecnologia exclusiva para artistas e criadores

Se pudesse criar uma tecnologia exclusiva para artistas e criadores, o que ela faria?

Se pudesse criar uma tecnologia exclusiva para artistas e criadores, o que ela faria?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Ao longo de sete dias, falei sobre como é possível aliar tecnologia com criatividade e como as duas podem andar de mãos dadas sem comprometer a sua identidade. Falei sobre como a tecnologia tem sido uma aliada para a criação e para o processo criativo como um todo. Falei de como é importante não ignorar os avanços tecnológicos e melhorar naquilo que é necessário. A tecnologia de hoje nos permite muitas coisas, mas será que hoje em dia, ela realmente permite tudo? Ou será que ainda é possível sonhar com avanços tecnológicos que sejam cada vez mais benéficos a nós que criamos todos os dias? Talvez eu precise pensar nisso…

Talvez nem pensasse em criar uma tecnologia exclusiva para artistas e criadores, afinal, ao ler essa pergunta, fiquei aqui pensando tantas vezes e não consegui exatamente tirar uma ideia boa. Talvez sejam efeitos de mais um bloqueio criativo desses que volta e meia eu tenho. Afinal, existe alguma tecnologia que a gente use para acabar de vez com o bloqueio criativo? E não é que surgiu uma ideia interessante? Porque a tecnologia na prática está aí para isso mesmo, acabar com o bloqueio criativo e te permitir ter uma fonte de ideias, sim, as suas ideias, que poderiam ser melhoradas com a ajuda da tecnologia.

Essa seria uma ideia até que interessante, mas veja só, a falta de uma ideia me fez ter uma ideia. Tipo, sei lá, um banco de ideias que você possa colocar em um espaço virtual, e que a própria inteligência artificial te dê algumas ideias que você possa aperfeiçoar e transformar em realidade. Pensaria em alguma coisa assim justamente relacionada ao bloqueio criativo, porque tem ideias que você tem que poderiam ser aperfeiçoadas, mas você não sabe exatamente como trabalhar nelas. Poderia pensar em um modelo tecnológico de pensar em novas ideias baseado nas ideias que você já teve e gostaria de melhorar. Uma coisa assim.

Mas de certa forma, queria fazer dessa tecnologia um ponto de encontro, para que os artistas sejam realmente reconhecidos pelas artes que criam, e os criadores cada vez mais valorizados por aquilo que fazem. Muitas vezes, eles tiram leite de pedra. E muitas vezes, não tem a ideia perfeita. E se a gente pudesse juntar e trocar as nossas ideias? Talvez seja isso que eu entenda por um banco de ideias: você tem uma ideia, não sabe como executá-la, e pode vê-la se tornar real nas mãos de alguém que possa fazer isso por você. É assim que os relacionamentos surgem, afinal, sempre tem alguém que vai te completar naquilo que você não sabe fazer.

A tecnologia encurtou caminhos e facilitou muitas coisas. Ao longo dos tempos, nos adaptamos aos avanços tecnológicos e por mais que a gente resista a vários deles, conseguiu inserir esses avanços na nossa rotina criativa. Coisas que antes pareciam inimagináveis para nós hoje fazem parte da nossa rotina diária. E a gente não vive mais sem. Nem imagina como era viver sem. É assim que a gente trabalha e vai se aperfeiçoando, na certeza de que quanto mais a gente aprende e vai lidando com os recursos que são colocados a nossa disposição, mais experiência a gente acumula ao longo do tempo, que vai se incorporando ao legado que a gente deixa para as próximas gerações.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 208: Criatividade em tempos de excesso - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 208: Criatividade em tempos de excesso
  2. Luneta Sonora 207: O impacto da inteligência artificial na comunicação
  3. Luneta Sonora 206: Storytelling urbano
  4. Luneta Sonora 205: O futuro do SEO com alma
  5. Luneta Sonora 204: Comunicação que conecta

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes