Depois de quase um mês e meio de bloqueio – tempo esse que parecia ser longo – enfim a rede social X, aquela que era o Twitter, foi desbloqueada no Brasil. Os investidores devem ter pressionado bastante o dono da rede, Elon Musk, a ceder.
O dono da rede pagou a multa de quase 28 milhões de reais, fez o bloqueio dos perfis solicitados pelo ministro Alexandre de Moraes e indicou uma representante para a rede no país. Tudo cumprido, a rede foi liberada.
O retorno ainda vai demorar algumas horas, visto que as provedoras de Internet, que são mais de 20 mil no país, precisam ser notificadas pela Anatel a proceder o desbloqueio da rede social. Apesar de tudo, ela segue sendo relevante.
Enquanto a rede não retornava, os usuários ficaram, digamos assim, refugiados em outras redes, como o Threads e o Bluesky – esta última precisou se reforçar em vários recursos. E agora, será que os usuários irão retornar com força? Será que as redes alternativas se consolidaram?
Por aqui, onde eu estou, demoraram 72 horas para bloquear na ocasião da suspensão. O último tweet que aparece da rede social no meu aplicativo do celular é do dia 2 de setembro – 3 dias depois do bloqueio.
Agora é esperar por uma providência que venha da São Judas Tadeu, que além de ser o santo das causas impossíveis, é o nome da avenida onde fica o provedor da Internet que eu utilizo. Enquanto eu mesmo não conseguir, sigam-me pelo endereço que vocês já conhecem: x.com/josivandro.
E não abandonem os outros feeds! Seguirei por eles.