Hoje é o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe A. Pessoas entre 20 e 29 anos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos com menos de 60 anos deverão ser imunizados. A vacinação na faixa de idade dos 20 a 29 anos ainda segue até o dia 23 de abril. Um dia depois, 24 de abril, começa a vacinação dos idosos com mais de 60 anos. De 10 a 21 de abril, é a vez dos adultos entre 30 e 39 anos.
Eu, que tenho 21 anos (portanto na faixa de 20 a 29 anos) tomei a vacina na terça-feira, num posto de saúde da Prefeitura aqui no bairro. Não senti nenhum efeito colateral. A agulha assusta, é verdade, mas não doeu. Apenas o local onde a vacina foi aplicada ficou um pouco dolorido, mas a dor não me incomodou.
Para se ter uma ideia do perigo que é a gripe A e porque é necessária a vacinação, só no Brasil, ano passado, 2051 pessoas morreram em consequência dessa nova gripe.
Ou seja, o que assusta mesmo é pegar uma doença que matou pessoas nessas faixas de idade e virou uma pandemia de proporções enormes. Isso sim assusta mais que uma agulha. Portanto fica a recomendação do blog: se você se inclui em uma dessas faixas de idade consideradas grupos de risco, vacine-se contra a gripe A. É melhor ter uma dorzinha local no braço que logo passa, do que ter uma influenza A.