VocĂȘ acredita que o problema do transporte de JoĂŁo Pessoa vai alĂ©m do superficial. Conte como os vĂcios ocultos do atual sistema de linhas influem nos problemas que as pessoas enfrentam hoje.
Pergunta feita por este editor
O maior vĂcio oculto do sistema pessoense Ă© acreditar, como eu contei em outra pergunta deste mesmo tema, que os problemas podem ser resolvidos com mais ĂŽnibus em uma determinada linha ou que esses ĂŽnibus sejam de Ășltima geração, e fica por isso mesmo. VocĂȘ pode ter o veĂculo mais moderno do mundo, mas se vocĂȘ nĂŁo investe na estrutura, esse mesmo ĂŽnibus novo que vocĂȘ vai andar terĂĄ os mesmos problemas de lotação, congestionamento no trĂąnsito, atrasos e todos os vĂcios que existem porque nĂŁo pensaram em uma coisa: alterar a estrutura do sistema. E aĂ a gente fica nesse cĂrculo vicioso por anos e anos. Nada mais adequado do que essa metĂĄfora para um sistema que força o passageiro a circular.
AĂ a gente entra na pergunta anterior, que Ă© sobre o sistema ser antigo e nĂŁo ter acompanhado as mudanças de dinĂąmica dos bairros, alĂ©m de nĂŁo levar em conta que outros bairros iriam surgir, mais distantes do Centro. Se esqueceu de investir em um transporte de massa de verdade, prevendo a explosĂŁo populacional, e sobrou para o ĂŽnibus fazer esse papel. E eu tinha esquecido justamente de um detalhe no outro post, mas eu vou contar nesse: nĂŁo tem como um sistema projetado para uma população de 50 mil pessoas servir para uma população de quase um milhĂŁo de habitantes. Se vocĂȘ nĂŁo toca nessa ferida, nĂŁo se resolve nada nem trocando de empresa achando que essa ou aquela Ă© ruim. Parem de acreditar que Ă© apenas isso!
Essa talvez seja uma das coisas que a antiga Setusa acabou absorvendo da cultura do arrodeio, a de criar linhas circulares. Só que tirando as linhas 2300 e 3200, que não mudaram muita coisa nesses 35 anos que existem, as 1500 e 5100 foram totalmente descaracterizadas desde que foram transferidas para a iniciativa privada, e hoje rodam demais, além de praticamente escancarar a desigualdade de quem, mesmo com um Înibus, precisa andar quilÎmetros e parar em vårias paradas para chegar ao seu local de trabalho e estudo, sendo que a mesma linha de Înibus em alguns bairros é uma linha curta para tal.
E depois se criou o vĂcio das circulares de bairro, juntando e extinguindo linhas radiais para substituir por linhas que nĂŁo faziam o seu papel objetivo, pelo contrĂĄrio, forçavam o passageiro a ir ao Centro e a pegar um corredor inteiro mais a soma do que jĂĄ estava, quando alternativas como o Terminal do Varadouro jĂĄ poderiam ter sido criadas lĂĄ atrĂĄs. E quando foram criadas, mantiveram as mesmas linhas que jĂĄ paravam lĂĄ na Ă©poca do Terminal Urbano e nĂŁo moveram as linhas que retornavam da Lagoa. NĂŁo falo isso de agora, no formato do pĂłs-pandemia. Digo isso sobre quando fizeram o terminal lĂĄ em 2005, e ainda sobrecarregaram o mesmo quando podiam ter feito mais terminais em outros pontos-chave da cidade.
E porque eu digo que esses sĂŁo vĂcios ocultos? Porque a gente nĂŁo imagina que esses pequenos detalhes, que a gente acredita que nĂŁo precisam ser mudados, estĂŁo na raiz dos problemas. Mas estrutura do sistema Ă© uma coisa que ninguĂ©m vĂȘ e nĂŁo dĂĄ voto, ao contrĂĄrio de investir nas frotas, onde se apresentam os ĂŽnibus em uma solenidade e se diz que diminuir a idade mĂ©dia da frota estĂĄ Ăłtimo e nĂŁo precisa de mais nada. O problema Ă© que ninguĂ©m tem coragem de tocar nesses vĂcios ocultos, nem na cultura do arrodeio. Se prefere fazer auĂȘ em torno de coisas que sempre fizeram lĂĄ atrĂĄs como se ninguĂ©m soubesse o que fizeram nos verĂ”es passados.
Os problemas que as pessoas enfrentam hoje no transporte pĂșblico de JoĂŁo Pessoa nĂŁo estĂŁo apenas no que se vĂȘ na questĂŁo da qualidade da frota. EstĂĄ onde as pessoas nĂŁo querem tocar, e nem muito menos entender que os seus deslocamentos podem ser melhores sem esses vĂcios ocultos. E eu nem mencionei todos esses vĂcios ocultos em detalhes, sĂł quis resumir os principais pontos para nĂŁo ficar cansativo de ler para quem quiser entender. E talvez eu tenha contado outros nas outras perguntas que eu respondi nessa semana, porque sĂŁo tantos que a resposta desta pergunta seja mais longa do que ela jĂĄ estĂĄ sendo.
E mais uma vez usando as minhas metĂĄforas loucas, que eu gosto de usar para que as pessoas entendam com uma histĂłria simples tudo o que eu contei em forma desse texto, eu comparo a estrutura do sistema radiocĂȘntrico de linhas e corredores usado hoje em JoĂŁo Pessoa a uma ĂĄrvore que estĂĄ doente pela raiz, mas as pessoas nĂŁo notam porque esperam que as folhas amarelas caiam para que novas surjam, enquanto essa ĂĄrvore, que para quem nĂŁo percebe a fundo parece saudĂĄvel, agoniza silenciosamente. Se essa ĂĄrvore nĂŁo caiu, para elas estĂĄ tudo bem. Elas sĂł vĂŁo entender quando essa ĂĄrvore cair.
Conhecendo VocĂȘ
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligĂȘncia artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo pĂșblico atravĂ©s dos canais de contato e redes sociais.