Nas últimas semanas, algumas paradas de ônibus dos bairros do Cristo e do Rangel foram substituídas por estruturas novas. Em algumas, foram trocados os abrigos das paradas. Teve caso de parada trocada completamente. É o caso justamente da parada mostrada no banner de ilustração da matéria.
A troca das paradas de ônibus foi fruto de uma parceria público-privada entre a Prefeitura e as empresas de ônibus da cidade de João Pessoa, no qual ficou prevista a troca de cerca de 200 paradas em toda a cidade. Algumas paradas do corredor da 2 de Fevereiro foram premiadas.
As imagens foram feitas antes da conclusão do serviço. Hoje se você passar na frente das mesmas paradas aqui fotografadas, você verá as colunas das paradas já pintadas de branco. Ainda assim não são todas. Não houve a troca das paradas com abrigo que ficam em calçadas estreitas, como o caso de uma que fica na Rua Nereu Ramos. A velha parada continua lá.
Outras foram mais sustentáveis e tiveram as colunas preservadas, tendo sido estas pintadas na cor branca (após tirar essas fotos). A da 2 de Fevereiro em frente à Casa Lotérica teve as colunas dos anos 1980 mantidas.
Já a parada da Vicente Costa Filho havia sido fotografada por mim um dia antes de sua substituição. Foi a última foto da parada.
No dia seguinte, ela foi completamente substituída, tendo não só o abrigo como as colunas dos anos 1980 substituídas por colunas metálicas. Trocaram tudo.
O maior sinal de que a modernidade chegou naquela parada é o desaparecimento do orelhão que lá existia. Se foi junto com a parada.
Toda essa substituição foi feita pela própria empresa de ônibus que atua no bairro, atuando com material e mão-de-obra. Vira e mexe estavam aqui fazendo os serviços.
Apesar da troca dos abrigos, os mesmos ainda, como se pode ver, não possuem bancos. O passageiro do bairro segue esperando o ônibus de pé mesmo. Ainda assim, a troca de parte das paradas chegou numa boa hora em que justamente as mesmas substituídas estavam bem enferrujadas.
Pelo visto preciso ter novas ideias para a lista de desejos. Trocaram a iluminação, parte das paradas – disse bem, parte – agora seria pedir demais algumas outras coisas? Acho que preciso pensar bem no que falta por aqui e no que ainda precisamos.