Sete quilômetros do mar
Quatro quilômetros do Centro
Próximo de quem não está distante
Distante de quem não está próximo
Sendo o coração que pulsa
Do lado de lá
Eu passo longe de ser um poeta, mesmo trabalhando todos os dias com palavras. Mas, como em todos os cadernos que eu concluo, termino cada série com um desenho que traz palavras de quem conseguiu superar um desafio. Mais um. E cá está o segundo caderno de #40folhas entregue. A gente sempre acha que esse dia está longe, mas os dias passam rápido.
O primeiro desenho do segundo caderno de #40folhas foi ao ar no dia 3 de novembro do ano passado. Foram quase nove meses em que as sextas-feiras a partir daí começaram a ter as mesmas cores dos sábados e domingos, só que agora com um caderno que tinha um tema determinado, e não era geral como os outros.
Os elementos do Rangel e do Cristo Redentor foram os temas dos 40 desenhos publicados até hoje. E o poema acima, que eu escrevi e deixei no Simplenote, eu trouxe para o desenho abaixo, trazendo cada frase para as curvas que compõem os bairros, que pulsam no coração de João Pessoa de uma forma literal quando a gente olha para o seu mapa.
O desenho de hoje foi feito com lápis de cor e lápis grafite, materiais usados na maioria dos desenhos feitos neste caderno, ainda que tenha contado com alguns desenhos de giz de cera. Foram umas duas caixas inteiras daquelas de metade empregadas no desenho, fora um curinga especial: uma caixa de 36 cores que ilustrou vários desenhos deste caderno.
E aqui estou eu, a sete quilômetros do mar, quatro quilômetros do Centro, mostrando que estou próximo de quem acha que eu estou distante e distante de quem acha que estou próximo. Sendo, assim como quem faz esse lugar acontecer todos os dias, como quem faz esse lugar não parar, o coração que pulsa do lado de lá.
O vídeo de apresentação deste desenho está no TikTok e no canal deste editor no YouTube. No domingo também estará no Instagram, onde já está a foto, e nas demais redes sociais. Este caderno torna-se o primeiro de todos a ter todos os desenhos gravados em vídeo e publicados nos canais. O terceiro caderno de #96folhas começou de forma contínua a ser gravado a partir da folha de número 23, para vocês terem uma ideia.
E assim, eu declaro que o segundo caderno de #40folhas foi concluído com sucesso! Foram 40 sextas-feiras intensas, muitos desenhos feitos em cima do laço, alguns deles feitos enquanto eu gravava o Luneta Sonora, mudando a cara desta sexta-feira. Outro desafio vem por aí: é o terceiro caderno de #48folhas, que traz o colorido das flores como tema e será publicado, tal como estas #40folhas foram, nas sextas-feiras.
O segundo caderno de #40folhas foi concluído, mas as artes continuam intensas. Amanhã tem mais desenho no quarto caderno de #96folhas, e no domingo, o terceiro desenho da rodada 133 da #FolhaMarrom. E quanto as sextas-feiras? Aguardem, porque logo vai começar o terceiro caderno de #48folhas!