Se eu um dia procrastinei essa série, eu não me lembro. Porque ela está entre nós: a série #40folhas, que eu prometi há alguns meses, está no ar, trazendo desenhos de um caderno de 1/4 do tamanho dos outros cadernos. A outra série das #40folhas foi assim. E nessa, como dito, quis trazer a cidade de João Pessoa e os bairros do Cristo e do Rangel para as minhas artes. E a série começa com elas, as três coroas, que vão além do próprio bairro.
Vamos começar pela forma da caixa d’água que abastece os bairros do Cristo e do Rangel. Ela foi construída no início da década de 1970, sendo uma das, digamos, maravilhas arquitetônicas do bairro junto com o Estádio Almeidão, construído nessa mesma época e inaugurado no meio dela. O próprio bairro do Cristo surgiria no final da década, e isso explica a construção dessa caixa d’água. Não iria dar conta do novo bairro para além do Rangel.
A caixa d’água tem a forma de uma coroa. Pelo menos é o que eu acho. Ela aparece, inclusive, no desenho que inspirou o tema deste caderno, que eu fiz no terceiro caderno de #96folhas e publiquei no dia do aniversário de João Pessoa. E porque o nome do desenho é “As três coroas”? Porque além da caixa d’água do Cristo, existem outras duas idênticas em João Pessoa, mais precisamente nos bairros de Cruz das Armas e Torre.
O desenho de hoje foi feito com lápis de cor. O giz de cera ainda vai vir…
Mas as três coroas para coroar a abertura dessa série que vai ser cheia de história, elas estão aqui.
O vídeo de apresentação deste desenho está no TikTok, no Kwai e no canal deste editor no YouTube. No domingo também estará no Instagram, onde já está a foto, e nas demais redes sociais.
A série #40folhas vai ao ar no terceiro post das sextas-feiras, antes do Luneta Sonora. Amanhã tem #96folhas, que está na reta final, e no domingo, tem #FolhaColorida.