Image

Quando o bloqueio criativo atrapalha

Teve algum momento em que o bloqueio criativo te atrapalhou? Se sim, conte como foi e se não, conte como você evita que isso aconteça.

Teve algum momento em que o bloqueio criativo te atrapalhou? Se sim, conte como foi e se não, conte como você evita que isso aconteça.

Pergunta feita por este editor

O bloqueio criativo me atrapalha em muita coisa. Muitas vezes eu quebro a cabeça em busca de um assunto para tratar, e eu tento fazer aquilo que é possível dentro daquilo que eu consegui extrair. Não é mole você trabalhar sem uma ideia formada, e quando muito, você nem sabe como é que conseguiu tirar da cabeça uma ideia incrível, um sonho possível e outras coisas mais que eu acreditaria que não iriam sair, mas saíram por bastante esforço e força de vontade de conseguir. E quando eu consigo, já é uma vitória enorme.

Foram muitos os momentos que nem dá para enumerar. E eu posso te dizer uma coisa: já foi pior, muito pior. Teve momentos em que eu paralisei completamente o trabalho que eu fazia. Este site, nos tempos de blog, sentiu muito. Principalmente antes da pandemia, quando eu lembro que eu postava muito pouco e não tinha tempo para muita coisa. O site ficava dias sem uma atualização e eu escrevia uma coisa ou outra. No momento do isolamento e da total virada de chave que todos nós fomos obrigados a fazer, eu comecei a olhar melhor o site e escrever mais coisas. E descobrir mais.

Ali eu posso dizer que foi o ponto de virada, afinal, aqueles tempos reinventaram o nosso conceito de trabalho e nos fizeram descobrir que existiam outras possibilidades aqui dentro. Foi então que eu resolvi ampliar os conteúdos, obtive bons resultados que talvez eu possa nunca mais recuperar, mas não desistir de tentar. E também foi aí que eu comecei a escrever diariamente no site, porque quanto mais você mostra sua criatividade, mais você se inspira em continuar criando.

Foi dessa maneira que eu consegui minimizar as minhas crises de bloqueio criativo, embora nem tanto assim com a minha ansiedade. Eu ainda tenho uma crise ou outra, mas eu posso te dizer que estar aqui todos os dias me ajudou muito a superar determinadas crises e ser mais determinado na busca de novas possibilidades que o meu meio de comunicação pode me oferecer. Minimizar não significa zerar, e é um desafio enorme se manter longe dessas crises de ansiedade, e por tabela, de crises de bloqueio criativo.

Eu quebro a cabeça para arrumar novos temas para o site, mas isso faz parte do jogo de esforço e treinamento para se minimizar as crises de bloqueio criativo. Além disso, falando um pouco sobre como eu lido com essas crises, eu creio que eu posso ter paz comigo mesmo e inspiração para seguir criando, ao mesmo tempo que eu posso inspirar outras pessoas e ajudá-las a superar melhor o bloqueio criativo, afinal, quanto mais pessoas criativas, melhor o mundo pode ser.

Esses dias não têm sido fáceis, e eu já enfrentei muitas barras. Afinal, quem disse que as coisas seriam mesmo fáceis? Faz parte do desafio diário que a gente encara para poder deixar a sua marca no mundo e construir a cada dia o seu legado, que vai se multiplicando, se diversificando, e a cada desafio que a gente vence, a gente acredita que pode sair mais forte para os próximos. É assim que eu procuro lidar com o bloqueio criativo, que por mais que me atrapalhe, nunca me venceu.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.