Image

Você vota?

Você vota nas eleições?
Você vota nas eleições?

Sim, até porque estamos no Brasil e no Brasil, o voto é obrigatório a partir dos 18 anos, e só é facultativo a partir dos 16 e depois dos 70 anos. Caso você não esteja presente no seu domicílio eleitoral, você precisa justificar o seu voto sob pena de multa, que mal passa de três reais se for uma eleição.

Deste modo, eu voto nas eleições desde o ano de 2006. Se passaram nesse intervalo de tempo nove pleitos eleitorais, sendo cinco gerais (presidente, governador, senador e deputados) e quatro municipais (prefeito e vereadores). A maioria dos candidatos que votei ganhou as eleições, muitos eu nem lembro em quem votei, e por aí vai.

Mas isso não quer dizer que só porque no Brasil existe a obrigatoriedade do voto que você não tenha a vontade de mudar os principais aspectos do lugar onde você mora por meio dele. Mesmo sabendo que nem sempre os políticos que você vota lembram do lugar onde você mora.

Em eleições municipais, você vota em pessoas que mal lembram do seu bairro, da sua rua, precisam de um GPS para chegar até aqui, ainda mais na cidade onde eu moro onde todo mundo quer governar, mas para quem? Estão mesmo interessados em ajudar a resolver os problemas da cidade? Prontos para as cobranças?

É justamente nas eleições municipais que eu posto a Lista de Desejos, que está em sua segunda edição e tem balanço todo fim de ano. Quero só ver se meus pleitos foram atendidos…


Uma pergunta sugerida pelo Daily Prompt do Jetpack: diariamente, toda vez que eu abro o app ou a sugestão de escrita diária, o Daily Prompt me sugere um tema. Siga-me no Instagram, no TikTok e nas demais mídias sociais.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 127: Sério que eu esqueci dos três anos do podcast?
  2. Luneta Sonora 126: Se eu esqueci de alguma coisa, eu não me lembro
  3. Luneta Sonora 125: Como eu esqueci de oito desenhos?
  4. Luneta Sonora 124: Que legenda este episódio merece?
  5. Luneta Sonora 123: A velha rotina está de volta
  6. Luneta Sonora 122: Nunca pode ser tarde, mas tem sido tarde

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.