VIVA A EXPERIÊNCIA

Durante quase cinco dias, colocamos no ar todo o novo Portal Ônibus Paraibanos, transferindo lotes e lotes de arquivos do Blogger para o WordPress. Outro blog do mesmo grupo, o Ônibus Paraibanos Desenhos, foi iniciado do zero e arrumado em menos de duas horas. Desde agosto de 2014, o Blog Josivandro Avelar está na plataforma .org, de hospedagem própria, mas já sabe lidar muito bem com a .com. E não só isso; também podemos ter o nosso próprio blog para brincar e experimentar. E não estamos falando exatamente deste blog. Você vai entender melhor no decorrer deste post. E viva a experiência.

Estes são os blogs que colocamos no ar em menos de uma semana. Mantivemos a proposta de unidade visual nos blogs, até mesmo em um que não tem o mesmo layout dos demais.

Portal Ônibus Paraibanos- março de 2016 Ônibus Paraibanos Memória- Novo Visual- Março de 2016

O Portal Ônibus Paraibanos entrou no ar depois que quase 10 lotes de arquivos foram gerados por um “clone” criado no servidor que hospeda este blog. Isso porque o WordPress.org aceita arquivos de importação até 64 MB, além de ter plugins que permitem essa exportação sem necessidade de subir arquivos. Além disso, os arquivos do WordPress podem ser exportados “à prestação”; você exporta todo o conteúdo do blog se quiser; além disso, o WordPress.com aceita arquivos de importação de até 15 MB; daí a necessidade de exportar vários lotes.

Já o arquivo de importação do Ônibus Paraibanos Desenhos pesava apenas 2 MB. Não foi preciso fazer nada; o arquivo foi diretamente importado e em segundos o conteúdo que estava no Blogger já estava no Desenhos.

Mas somos capazes de fazer coisas ainda mais extraordinárias.

O Blog Cobaia

O WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdos. Além do próprio serviço, ele disponibiliza de graça sua plataforma para aplicação em hospedagens – O Blog Josivandro Avelar está no ar desse modo.

Porém, precisamos fazer testes com plugins e temas. Antes essas coisas eram feitas por aqui mesmo. Até que numa dessas descobri que poderia instalar um blog no computador, que só eu pudesse ver. Tentamos, tentamos, tentamos, tentamos… E hoje deu certo. Está no ar – só no meu computador – o Blog Cobaia.

Cobaia do Blog Josivandro Avelar- Março de 2016
Essa é a cobaia do Blog Josivandro Avelar, instalada diretamente no meu computador. Aqui posso fazer experiências que serão aplicadas no blog se derem certo.

Essa experiência foi possível graças ao WAMP. Com ele instalado no computador posso ter um servidor para experiências, sejam elas de publicação, sejam elas de temas, sejam elas de plugins. Assim não precisamos mexer neste blog para testar experiências, e sim permitir que elas sejam feitas na cobaia antes de elas serem aplicadas no Blog Josivandro Avelar de fato. Quer mais? Este blog foi instalado no braço – este aqui foi instalado com ajuda de uma ferramenta de instalação bem como já possuía banco de dados; no cobaia, tudo foi feito no braço.

O blog, que só existe no meu computador, imita o visual do Blog Josivandro Avelar, com essa moldura azul, com essas letras, com tudo. Ou quase. Para simular os textos, postei poesias. E Antoine de Saint-Exupéry já fez um comentário nele. Era uma frase do livro “O Pequeno Príncipe”.

Não só ter um blog para compartilhar, criei um para brincar e experimentar. E poder compartilhar mais que histórias, a experiência em si que acumulo aos poucos.

E que posso dividir com vocês. Mesmo as coisas que só eu posso ver.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *