Image

Véspera de São Pedro

Hoje é véspera de São Pedro. É comum se comemorar do mesmo jeito do São João?

Hoje é véspera de São Pedro. É comum se comemorar do mesmo jeito do São João?

Pergunta feita por este editor

Hoje é aquele momento em que a gente pode dizer que está realmente se despedindo das festas juninas, que elas vão deixar saudade e que no ano que vem a gente se encontra para comemorar tudo de novo, postar novas artes juninas e outras coisas mais sobre essa época tão marcante. É a véspera de São Pedro, que apesar de não ser comemorada do mesmo jeito que no São João, respondendo à pergunta acima, não deixa de ser comemorada, afinal, a gente sempre dá um jeito de fazer uma festinha, uma reunião, o que quer que seja, para relembrar como esse período foi e encerrar mais um ano de festas juninas com chave de ouro, literalmente.

E quando eu digo literalmente, tem todo um contexto historiográfico por trás do conceito da chave, ou de se encerrar as festas juninas com chave de ouro. É porque São Pedro é o guardião das chaves do céu, entregues por Cristo, que lhe atribuiu o nome – se chamava Simão – que significa a rocha (ou pedra) pela qual foi estabelecida a igreja. É considerado também o primeiro bispo de Roma, ou melhor dizendo, o primeiro papa, líder da Igreja Católica, e todos os papas a partir daí são sucessores de Pedro, cuja festa litúrgica se dá no dia 29 de junho, daí ser o último dos santos celebrados nas festas juninas.

Eu poderia dizer que a véspera de São Pedro não se comemora do mesmo jeito do São João, mas se comemora na proporção da saudade que as festas juninas já deixam. Mas em compensação, a véspera de São Pedro deste ano cai num fim de semana, e dá para encerrar as festas juninas tranquilamente no dia 30 de junho. Ou dar uma prolongada se quiser, afinal, tem lugares que comemoram as festas julinas, que é bem parecido e de certo modo uma forma de relembrar o mês que passou. Afinal de contas, é uma época que não tem uma duração, você entra no clima em maio e sai dele em julho, praticamente.

Mas a maneira que a gente comemora é praticamente do mesmo jeito, afinal, tem também a possibilidade de fazer algumas comidas típicas, colocar o milho para assar na brasa, aquela reunião despretensiosa que só a gente sabe fazer e arruma sempre um jeito de fazer. Poderia dizer que é uma saideira? Sim. Mas que não deixa de ter a sua importância justamente para nos fazer lembrar que junho é um mês importante para se celebrar. Que nem quando a gente celebra o Natal e o Ano Novo num intervalo de uma semana, pois dizem que as festas juninas têm o peso de um Natal para quem mora no Nordeste.

O que importa é que comemoramos, e assim mantemos a tradição de geração em geração, que vai se adaptando conforme o tempo passa. Afinal de contas, é sobre a nossa identidade cultural. E a véspera de São Pedro também faz parte disso, justamente porque marca o encerramento do período junino, ainda que reste um dia 30 para lembrar o quando esse momento foi bom, e saber que ano que vem tem mais, e a gente pode fazer melhor. É sobre aproveitar os momentos até o último instante, sabendo que no próximo ano tudo vai se repetir e, se não puder ser do mesmo jeito, tudo vai ser melhor.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo