Image

Uma luz amarela sem graça

Enquanto em outros lugares da cidade surgem as luzes de LED, aqui nos bairros do Cristo e do Rangel uma luz amarela sem graça ainda existe em seus postes.
, ,

Há uns 15 anos, as lâmpadas brancas de vapor de mercúrio aqui da rua foram trocadas por lâmpadas de cor laranja, de vapor de sódio. Pelo material, se nota que a troca foi com o material que tinha de disponível de maneira mais limpa e econômica possível. Apesar de haver umas poucas lâmpadas brancas desse tipo, é notório que por onde você passe de noite, percebe que essa é uma luz que não ilumina. Uma luz amarela sem graça que não consegue movimentar uma rua de noite.

Há pelo menos uns dois anos, a Prefeitura de João Pessoa intensificou a troca dessas luzes por luzes de LED, que são mais econômicas, de fácil manutenção, e são brancas, tal como aquelas luzes do passado. Promete a Prefeitura trocar todo o parque de iluminação da cidade – que é horrível – até o fim do próximo ano. Acontece que ela realiza as trocas por setores, por bairro, e não se sabe, por exemplo, quando essa troca chega nas áreas do Cristo e do Rangel.

Por aqui, dá para contar nos dedos que áreas dos bairros foram iluminadas com LED: Ranieri Mazzili, algumas ruas do Vale das Palmeiras, parte da ladeira do Varjão (a da mata), e bem, para por aí. Temos a via que passa por baixo do Viaduto do Geisel, que foi a primeira a contar com esse tipo de iluminação por aqui, mas para o tamanho da via e dos terrenos que aqueles postes se propõem a iluminar, é uma vergonha chamar aquilo de iluminação.

E ainda levando em conta que os bairros vizinhos como Jaguaribe e Cruz das Armas foram integralmente iluminados com LED, a discrepância é flagrante, ainda mais quando se é proposto que ao menos as ruas principais tenham esse tipo de iluminação… e a 2 de Fevereiro não tem! Saia a noite pelo corredor e você já nota pela cor da luz quando você está entrando ou saindo do Rangel. Quer guia mais fácil quando não se tem um mapa?

Não para menos as cobranças são várias, sejam elas de vereadores, sejam elas de líderes comunitários. Em algum momento isso precisa avançar. Se sabe que a iluminação dos bairros é precária, tem várias lacunas, dá sensação de insegurança e não traz qualquer tipo de motivação para quem quer pelo menos andar nas próprias ruas do seu bairro de noite, seja numa caminhada ou voltando para casa após um dia de trabalho.

Essa aqui é mais uma daquelas que vale acompanhar, para ver quando é que irão enfim organizar a iluminação pública do bairro, cheia de lacunas, problemas, luzes que se acendem de dia porque os sensores mal funcionam e outras coisas mais. Para a tranquilidade das noites de quem aqui mora.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.