O Blog Josivandro Avelar está em constante mudança. Quando não é uma grande como foi a da troca de plataforma, a gente faz um ajuste aqui e outro ali explorando todas as funcionalidades da nova plataforma. Fiz alguns ajustes visando otimizar aos pouquinhos cada detalhe da página. Vale para este blog e vale para o AT&F.
A primeira você não percebe assim de cara, mas você percebe quando clica em um link do Blog Josivandro Avelar dos tempos do Blogger. Graças a instalação de um plugin de redirecionamento, gradativamente uma grande parte dos antigos links do blog vai sendo convertida nos padrões atuais da plataforma.
A título de exemplo, clique nos dois links abaixo e veja que eles redirecionam para os novos links.
O primeiro era o link antigo de um post que foi transferido para a plataforma, o segundo, era o link antigo do arquivo de agosto do Blog Josivandro Avelar. Ambos agora direcionam para os links atuais, trocando caracteres automaticamente. O objetivo dos redirecionamentos é reduzir a evasão de visualizações da página, que se perdem muitas vezes no erro 404, página que é exibida quando se clica em um link inexistente dentro do domínio josivandroavelar.com. E isso muito apesar da página de erro 404 apresentar vários links para posts atualizados.
A outra mudança dá para perceber levemente, e está em cima. Em alguns monitores, era possível perceber no cabeçalho que aparecia uma mancha azul bem diferente do azul do cabeçalho. Isso porque a imagem do cabeçalho tinha fundo azul. Substituímos por uma outra com caracteres maiores e fundo transparente, de modo que o azul que aparece ao fundo seja 100% do cabeçalho da página.
Reparou no cabeçalho de cima da imagem acima? Então, ele tinha uma leve variação de azul. Isso poderia não ser perceptível em muitos monitores, mas em celulares e tablets, isso era perceptível. Descobri isso minimizando a janela do navegador, pois como o design do blog é responsivo – se adapta ao tamanho da tela independente de ser computador, celular ou tablet – era possível perceber a mancha na imagem do cabeçalho.
A imagem atual possui fundo transparente. Ou seja, se eu mudar a cor do cabeçalho para verde ou vermelho, esse será o fundo que você vai ver no cabeçalho. Além disso, aumentei um pouco o tamanho do nome do blog, permitindo mais uma vez destaque em telas menores.
E sim, ia me esquecendo: o recurso de tradução está de volta ao blog.
Na medida da necessidade, continuamos fazendo um ajuste aqui e outro ali, para que o blog aos pouquinhos fique do jeito que você gosta. Pelo menos melhor do que antes, já está. Mas pode ser melhor ainda do que já é.