Image

Teremos outros dias assim?

Você acredita que dias com clima ameno vão ser mais raros diante das mudanças climáticas?

Você acredita que dias com clima ameno vão ser mais raros diante das mudanças climáticas?

Pergunta feita por este editor

A gente sempre espera que dias com clima ameno sejam regra em vez de exceção em momentos de mudanças climáticas. E acredita que eles podem ficar mais raros e serem miragens que a gente sente, se é que sentimos miragens. Mas a gente acredita que pode ter outros dias assim, afinal, tudo o que a gente quer é um refresco. Tudo o que a gente quer é um clima assim. Tudo o que a gente espera é que a gente possa ter um momento em que a gente possa dormir sem estar molhado de suor, tomar uma bebida quente, ter mais disposição para o trabalho, tudo isso com um refresco básico de um clima ameno.

Se eu acredito que dias assim vão ser mais raros? Eu acredito que não, que em alguns momentos podemos ter dias assim, até mesmo fora de época, de tão louco que o tempo está e a gente não se dá conta do que a gente faz justamente para que o clima fique tão louco da maneira que está. Não é sobre se dias assim vão se tornar mais raros, e sim quando eles vão acontecer. Se teremos um inverno considerável ou se teremos um inverno abafado. Se teremos chuva, porque justamente quando eu falava do quanto era raro chover em momentos assim, eis que no mesmo dia em que eu falei sobre a chuva, choveu.

Dias assim são necessários para que a gente possa ter disposição, para que a gente possa ter um descanso melhor do que teria em dias de calor, para que a gente possa, como eu disse anteriormente, não suar e não perder tempo limpando o suor de um dia de calor. No início do ano foi insuportável, o calor bateu recordes e não sei como os efeitos do calor não foram adversos, não resultaram em chuvas mais fortes na área onde eu moro, e em quanto tempo isso vai refletir em outras épocas e outras estações. O que mais impressiona é que conseguimos sobreviver a essa onda de calor do início do ano. E sabe o quanto um inverno como este foi tão esperado.

E a gente espera que o clima colabore nos próximos dias, conforme os dias avançam e o inverno vai tomando forma. Espera que dias assim não sejam raros. Espera que dias como esse não sejam apenas lembranças. Espera que a temperatura caia um pouco e a gente possa ter dias melhores, em um clima melhor, sem ter maiores problemas ou reclamar tanto do calor, do suor, de tanta coisa. Apenas espera que o clima esteja regulado, e isso depende de como nós tratamos a nossa casa, o nosso planeta, de como o nosso modo de consumir de certa forma traz consequências para que a gente tenha como resultado esse clima tão louco.

Se a gente sente os efeitos do clima, temos a nossa parcela de culpa e precisamos reconhecer. Precisamos entender como o nosso modo de viver e de consumir reflete no que a gente sente hoje em dia. E sobre o que o futuro nos reserva lá na frente. Para que dias como esses, de clima mais ameno, não se tornem tão raros a ponto de a gente sentir saudade e nostalgia, afinal de contas, a gente pode até reclamar hoje, mas como dizem, a gente sente quando a gente perde. É por isso que precisamos mudar vários hábitos para que dias assim não sejam lembranças, porque o modo como o clima se comporta também está no modo como a gente vive e a gente consome. E é sobre isso que precisamos refletir para ter outros dias assim.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo