No ano passado, o Instagram lançou dois recursos relacionados a stories: um são as curtidas nos stories, outro é a possibilidade de marcar um perfil nos stories com o próprio já circulando e sem que essa marcação apareça. Mas quem diria que esses recursos onde as interações se dão praticamente às escondidas seriam um prato cheio para os fakes deitarem e rolarem, não é? Infelizmente é.
No meu termômetro preferido para essas reclamações, o Twitter, eu li muitos relatos dos usuários reclamando que começaram a ter seus stories curtidos por perfis, digamos assim, proibidos para menores de 18 anos ou marcados em stories de perfis aleatórios divulgando apps e sites de apostas de procedência duvidosa, com fotos de celebridades para conferir credibilidade, mas que são uma coisa tão grosseira que você nota de cara que é golpe puro.
Na parte das curtidas privadas, geralmente os fakes fazem isso para chamar atenção e tentar ganhar seguidores de maneiras não convencionais. Já nas marcações, é característica de golpe: a procedência dos apps e sites de apostas divulgados nesses stories inconvenientes logicamente é duvidosa, e quem faz isso espera pegar a conta de quem cair para oferecer produtos, criptomoedas, essas coisas que muita gente jura que é dinheiro fácil.
Eu já passei muito por isso de ser marcado por esses fakes e o que eu sempre faço é denúncia e block. Mas aí você nota que é o Instagram, que pertence a Meta, a mesma empresa que diz que meu domínio parking josivandroavelar.com “é spam e vai contra as Diretrizes da Comunidade”, mas deixa esses fakes deitando e rolando. E nem comento mais o tanto de denúncia que eu fiz nos perfis que fazem comentário automático com base em determinadas hashtags. Insuportável.
Você pode restringir esses fakes em Configurações > Privacidade > Publicações (ou Menções) e permitir marcações (ou menções) apenas de todos que você segue. Eu mesmo, por trabalhar com comunicação, infelizmente não posso fazer isso. Mas se você tiver a oportunidade, recomendo fazer.
Isso é o mínimo que o usuário pode fazer. O problema é o Instagram – que é um produto da Meta – tomar providências sérias, mas eles preferem aplicar as diretrizes da comunidade da maneira que bem entendem. A saúde e a credibilidade da plataforma que se danem para eles.