Agora que você saiu dos dias de calor, está pronto para dias de temperaturas amenas?
Pergunta feita por este editor
Queria, antes de responder à pergunta de hoje, lembrar que as #SetePerguntas são elaboradas de uma vez só, e respondidas um dia antes de irem ao ar. Eu poderia ter acreditado no clima, acreditei no clima. A pergunta de hoje era sobre ter saído dos dias de calor e estar pronto para dias de temperaturas amenas. A pergunta é: saímos mesmo dos dias de calor? É só ler o post anterior para entender que as coisas não foram bem assim, mas é normal, faz parte do jogo, são coisas que fazem parte de um clima bipolar, ainda mais quando as perguntas desta semana foram elaboradas em um dia nublado com chuva.
Se os dias de calor ainda não acabaram como eu pensei que acabariam, pelo menos estou pronto para dias de temperaturas amenas. Afinal, é isso que eu espero nos próximos dias, e não foi um dia atípico como esse, se é que assim eu posso chamar diante de um dia que ainda guarda os resquícios do verão, que vai modificar as minhas expectativas para os próximos dias. Sim, posso dizer que o dia de ontem foi um dia atípico porque, apesar do verão ter acabado ontem, o que eu esperava era que os dias fossem de temperaturas amenas diante de dias de chuva que caíram nos últimos dias. Mas sabe como é o calor, não é?
São justamente os resquícios do verão que ainda vamos sentir por um bom tempo, para aí sim entrar nos dias de outono, pelo menos os dias de outono que a gente conhece muito bem. Dos dias de calor a gente pode não ter saído completamente, mas eu posso dizer que aquela chuva que caiu no fim de semana trouxe uma esperança. Mas como eu deveria saber que em um clima bipolar a chuva é uma mera lembrança, num instante ela passou, em outro fez um belo dia de Sol, e ontem, dia em que no calendário começa o outono, fez um calor que nunca antes eu senti, nem mesmo no verão que acaba de terminar.
É sobre isso, a imprevisibilidade do clima que acreditamos que poderia ser previsível. Efeitos das mudanças climáticas, que deixaram o tempo mais louco do que ele realmente poderia ser. Uma coisa que se construiu ao longo dos anos, não é uma coisa que acontece do dia para a noite. São os efeitos das nossas consequências, eu sempre falei isso para vocês em outras oportunidades e vou dizer quantas vezes forem necessárias para a gente entender o nosso papel no cuidado com a nossa casa, e quando eu digo a nossa casa, digo o Planeta Terra que você vive, a única casa que a gente tem.
O outono começou como uma estação no calendário, mas será que realmente estamos saindo dos dias de calor? Agora eu posso acreditar que sim. Mas não hoje, talvez não amanhã, tudo acontece aos poucos, como tem que ser, afinal, o clima simplesmente acontece, de uma maneira que a gente nem sente. O clima não sabe ler calendários, ele não quer saber se o verão terminou ontem ou se o outono começa hoje. Ele tem seus momentos de previsibilidade, outros tantos de imprevisibilidade. Por isso dizem que ele é tão bipolar. Mas só deixa acontecer. Quando você se der conta, vai viver dias de temperaturas amenas.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.