Image

Relembrando linhas antigas- I006-Anatólia

Você sabia que um belo dia já existiu uma linha 0800 no sistema pessoense? Essa era a antiga linha do Anatólia.
, ,

Era uma vez uma linha de um carro só e que para andar, você não pagava nada. Era 0800, a única nessa condição na capital paraibana. Essa é a história da I006-Anatólia (os carros rodavam com o nome de “Integração”), uma linha que apesar da vantagem da tarifa zero, não andava tão lotada.

Essa linha era uma espécie de “transbordo” de quem morava no bairro (muita gente confunde com parte dos Bancários, mas é um bairro independente). Circulava por apenas quatro ou cinco ruas do mesmo.

Geralmente rodava com o ônibus mais velho da Transnacional e como operava 0800, evidentemente não tinha o posto do cobrador. Como na época existia a figura do profissional e todos os ônibus possuíam o posto, o veículo que fosse escalado para a linha findaria os seus dias lá, uma vez que o posto era removido.

Geralmente um carro rodava na linha quase todo ano, mas teve ônibus que duraram bem mais na linha. Até mesmo ônibus desativados de outras unidades da Transnacional operaram em um tempo breve por lá.

Foto de um ônibus da antiga I006, da Anatólia, em 2010.

Apesar da gratuidade, o passageiro tinha que passar pela catraca, basicamente porque ela serve para contar quantos passageiros viajaram no dia, mais do que só uma ferramenta de controle de pagamento. O passageiro teria que subir pela porta da frente de qualquer jeito. Só não passava cartão, não dava dinheiro, nada. Podia entrar e viajar, a linha era muito curta.

Outra foto do mesmo ônibus da linha I006, da Anatólia, em 2010.

A linha I006 surgiu nos anos 1990 e era circunscrita apenas no bairro Anatólia, tendo ponto de partida no Shopping Sul e rodando em uma espécie de circular dentro desse bairro, um dos menores em território de João Pessoa. Foi extinta em março de 2020. Neste post, temos registros meus da linha no ano de 2010.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

4 Comentários
  • Daniel Almeida disse:

    a linha 201 ceasa é dependente dessa linha , correto? uma vez que a ida para o centro da 201 , é diferente da volta dentro do bairro do anatolia , ficando muito distante para quem pegava o 201 na ida , descer tão distante na volta . com isso usava o i006. muito curiosa. hoje se a linha 201 voltasse , essa tambem teria q voltar né.?

    • Não obrigatoriamente, a linha já existia antes da transferência do 201 para o Anatólia. O I006 era mais como se fosse um transbordo para quem morava lá ir até a principal dos Bancários e de lá pegar o ônibus que quisesse. Mas como aquela área da beira da BR é “mutante” demais, a linha realmente não sobreviveria por causa das intervenções feitas lá que jogaram muitas linhas para muito próximo do itinerário, caso das que saem do José Américo para a Epitácio.

      E essas intervenções na área de Água Fria e José Américo influenciam muito nos itinerários até hoje.

  • josé disse:

    Será que um dia ela volta? ajudava muito os moradores do bairro a chegar na principal dos bancários, outra linha que faz muita falta no bairro é a 201 , pois era mais uma opção de chegar no centro ou no cristo/jaguaribe, agora não temos mais essa opção, seria importante reativar pelo menos a 201 Ceasa/unipê.

    • É algo muito incerto, mas o I006 seria mais eficiente na integração com o restante dos Bancários. No caso do 201, ela já não seria mais tão direta por causa da dinâmica da Hilton Souto Maior, porque o ônibus saía do Cristo e tinha que passar por essa via para ir ao Unipê, e com a retirada da rotatória a linha enrolaria demais e logicamente iria gerar aborrecimento (os ônibus não podem usar os retornos). O Viaduto do Cristo estragou o trajeto dessa linha.

      O I006 poderia adotar a dinâmica que (nem sei se existe mais) das linhas rápidas de bairro como a que ligava o Grotão ao Colinas, ainda mais porque conecta a principal e permite que o usuário vá onde quiser. Sem o simples retorno dessa ficou difícil para os moradores do Anatólia, ainda mais levando em consideração que a linha era gratuita.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

    Luneta Sonora

    Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
    1. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
    2. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
    3. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
    4. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
    5. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização
    6. Luneta Sonora 128: Só mais um episódio com recados da semana

    Assine A Luneta

    Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

    Clássicos da Luneta

    Posts de anos anteriores para relembrar.