Hoje, 73 linhas compõem o sistema de transporte de João Pessoa. Várias foram extintas, outras substituídas, mas vamos relembrar linhas que foram extintas e/ou substituídas muito antes de todo esse caos da pandemia. Fato é que essas modificações sempre acontecem ao longo dos anos por uma questão de dinâmica de crescimento da cidade, demanda, essas coisas. E para começar o remember, vamos falar da não tão muito distante 516, do Bairro dos Estados, que antes fora Ilha do Bispo.
Essa linha era operada pela antiga Mandacaruense e começou a operar em 2009 e na ocasião, partia da Ilha do Bispo e retornava do Bairro dos Estados. A linha foi um verdadeiro fracasso na época. Mas o que poderia ter dado errado? Simples: a linha foi muito mal elaborada.
Com só dois ônibus, era mais vantajoso para o morador da Ilha do Bispo pegar um 602, que tem uma quantidade generosa de ônibus, e ir para o Terminal de Integração do Varadouro para daí pegar uma linha qualquer da Epitácio. Até mesmo o 506.
Diante disso, a maneira que arrumaram para salvar a linha foi tirá-la da Ilha do Bispo e rodar como uma linha que passava por outras ruas do Bairro dos Estados, próximo da faculdade ASPER. Deu certo por um bom tempo, mas o número não iria durar muito.
O “fim”
A linha 516 foi junto com a 506 para a Marcos da Silva em 2017. Foram aliás as primeiras a mudar de empresa. No ano seguinte, foram agrupadas. Desse modo, o número 516 da linha foi extinto e o itinerário foi agregado pela linha 506, em 9 dos 30 horários disponíveis nos dias úteis no contexto atual do sistema. Os ônibus que operam esses horários possuem placas com os dizeres “Promac/Via ASPER”. Ou seja, a linha hoje é variante de outra linha.
A Mandacaruense saiu de circulação em maio de 2019.
Sugestão para os próximos posts: 513, 5204 e 603