Image

Relembrando linhas antigas: 513 – Tambaú / Bessa

A linha 513 - Tambaú / Bessa era promissora. Mas foi derrubada pela pandemia e pela sobreposição de outra linha, justamente a que a gerou.
, ,

Na pegada de relembrar linhas antigas de João Pessoa, vamos a mais uma linha que a pandemia derrubou. É a linha 513 – Tambaú / Bessa, que ao sair de circulação em março de 2020 para nunca mais voltar, saiu com o nome de Bessa / Epitácio. A linha era promissora, não fosse seu itinerário praticamente idêntico ao da linha 510, da qual, aliás, era uma perna.

Essa linha começou a operar ainda na década de 1990. E foi, na época, mais uma reação da Transnacional ao avanço da Setusa – tal qual, por exemplo, a transferência de 203 e 514 do José Américo para Mangabeira VII. Isso porque o bairro do Bessa havia sido beneficiado em 1989 com a criação da linha 601. No final da década de 1980, o Bessa, hoje um dos mais nobres e com o metro quadrado mais caro da capital, mal tinha ruas calçadas, quanto menos ônibus em número suficiente. Mas se expandia, afinal, era mais uma área à beira-mar a se conquistar.

A Transnacional operou a linha 513 – Tambaú / Bessa até dezembro de 2008, quando a repassou para a “irmã” Reunidas, que por sua vez chegou a transferir o terminal da linha para o bairro de Intermares, na vizinha cidade de Cabedelo. Com a inauguração do Terminal de Integração do Bessa, o ponto final passou a ser lá.

Tudo fluía bem, até que a pandemia veio.

Sobreposição e outras linhas podem explicar extinção

A linha foi extinta em março de 2020 com a suspensão do sistema por decorrência da pandemia da COVID-19. O provável motivo de sua extinção é a sobreposição quase que em 80% de seu itinerário pela linha 510 – Tambaú, que praticamente avançou pelo Bessa ao longo dos anos. Ou seja, a linha que a gerou, praticamente foi a que matou. A linha 510-Tambaú opera atualmetne com 56 viagens nos dias úteis, 37 aos sábados e 35 aos domingos.

Já uma das pernas da linha 513 sobreviveu a pandemia. É a linha 521. Ela foi criada em 1997 e reinventada várias vezes, passando a ter seu ponto final no Terminal de Integração do Bessa desde a retomada. O itinerário dessa linha é único, passando na divisa dos bairros de Manaíra e São José. A linha atualmente opera com 28 viagens nos dias úteis e 20 nos sábados, não operando aos domingos.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.