Image

Relembrando linhas antigas: 1502-Geisel/Alto do Mateus

A linha 1502-Geisel/Alto do Mateus rodava, rodava e não chegava na hora. No fim, as linhas que a originaram voltaram e até hoje circulam.
, ,

A linha que escolhi relembrar hoje foi uma das gambiarras mais bizarras do sistema pessoense. Mas ela existiu: a 1502-Geisel/Alto do Mateus, que rodou de 2009 até 2014. Consistia em fundir as linhas 502 e 108 – que conseguiram sobreviver não só a pandemia, mas a isso – fazendo com que a linha partisse do Geisel, fosse pela Epitácio, depois por Cruz das Armas, depois pelo Alto do Mateus e de lá fazia esse percurso inverso. Era um circular que não era bem uma linha circular. Nem dava para definir o que era isso.

Num passado não muito distante esse itinerário já foi operado, mas com o código A502. Além dela, também circulava uma variante para o Bairro das Indústrias com o código B502, isso lá na década de 2000 – creio que quase ninguém lembre dessa. Além, é claro, da linha 502 propriamente dita. Uma linha que sempre que se mexe, dá ruim, já que não tem tantos carros e já atrasa por si só, ainda mais com agregamento de itinerários. Eis que no final da década de 2000, tentaram reinventar a roda.

O itinerário extenso e sem sentido não agradou os passageiros. Mas a então STTrans – hoje Semob-JP – tentou salvar a ideia piorando ainda mais nos seus últimos meses de vida: dividiu a linha em duas adicionando um terceiro corredor, o do Acesso Oeste. Como os dois itinerários eram identificados por placas, isso confundia ainda mais os usuários e bem, tava na cara que não iria dar certo. E não deu. A linha 1502-Geisel/Alto do Mateus acabou em 2014. Com as suas variantes e trapalhadas.

Entre a gambiarra e a pandemia, as linhas 108 e 502 rodam (precariamente)

A linha 502 retornou em 2014, mas a linha 108 ainda demorou, retornou uns bons anos depois. Após a parada pós-pandemia, demoraram a ser reativadas, mas até hoje rodam, de maneira bem restrita. A linha 502-Geisel/Epitácio opera atualmente com 19 viagens nos dias úteis e 4 nos sábados, não operando aos domingos. Já a linha 108-Alto do Mateus opera apenas nos horários de pico, com 4 viagens nos dias úteis e 2 na manhã de sábado, também não operando aos domingos.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

2 Comentários
  • Daniel Almeida disse:

    porque a linha 502 geisel esta operando dessa forma de hora em hora , nao a vejo como uma linha ruim , esta sempre cheia nos dois sentidos devido as universidades federal e unipe. a linha 523 nao é capaz de suprir os passageiros do geisel , ja q passa no bairro lotada e apenas na principal. a 108 entao nem se fala 4 viagens no dia é pouco demais.

    • O itinerário do 502 é muito desfavorável na BR-230. A proposta da linha não é ruim, mas a linha paga pelo péssimo planejamento das saídas da BR-230, como o de não acessar a rodovia propriamente dita nem subir o viaduto, evitando as enrolações do itinerário. Junte isso ao fato da linha ter quatro carros e temos esse cenário caótico. Isso é um exemplo de como só colocar mais ônibus não ajuda, porque o traçado da linha também não ajuda. No caso do 108, a linha foi sufocada ao longo dos anos pela 701 por esta ir direto e rápido ao Centro, e muita gente terminava optando por usar ela. O 108 virou mais uma alternativa de reforço do que uma alternativa viável, que talvez funcionasse melhor como “agregado” ao 110 que passa em Cruz das Armas (há o 110 que passa no Acesso Oeste).

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

    Luneta Sonora

    Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
    1. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
    2. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
    3. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
    4. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização
    5. Luneta Sonora 128: Só mais um episódio com recados da semana
    6. Luneta Sonora 127: Sério que eu esqueci dos três anos do podcast?

    Assine A Luneta

    Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.