Que qualidades você encontra no seu bairro que explica o tempo que você vive aqui? E como você conseguiu estabelecer um modelo de trabalho que não te permita se deslocar tanto?
Pergunta feita por este editor
As qualidades de um lugar são notadas pelas pessoas, que as fazem acontecer. É da nossa própria melhoria, dos nossos próprios sonhos, das nossas próprias conquistas. O bairro do Rangel se desenvolveu pelas mãos de famílias, algumas moram há anos aqui e não trocaram esse lugar por outro. E as outras gerações foram se desenvolvendo ao redor dos patriarcas e matriarcas da família. Se dizem que o segredo de projetos e relações duradouras está na organização familiar, pode acreditar que o que fazemos aqui está dando resultado, mesmo que muitas conquistas demorem. Afinal, nem tudo é fácil e muitas vezes a gente nada contra a corrente, mas conseguimos conquistar muita coisa estando aqui e fazendo o bairro acontecer. Por tabela, a cidade.
Foi assim, nessa organização e filosofia com base naquilo que a gente constrói, que a minha família se desenvolveu no Rangel logo que a minha mãe se estabeleceu aqui depois de anos morando no interior e outro tempo morando em outro local da cidade. A família está estabelecida aqui há meio século e aqui toda a segunda geração da família, mais conhecida como nós, os filhos da nossa mãe, nasceu. Segunda porque a terceira já existe, por ora, com os dois sobrinhos. E todos nós fomos fazendo acontecer e vendo esse lugar se desenvolver. Ao longo do tempo, tudo foi ficando mais fácil onde eu moro. E se as facilidades não aparecem, somos nós que a fazemos.
Como mencionei anteriormente, estamos em uma área considerada consolidada da cidade. Algumas facilidades estão próximas a quilômetros, mas ao mesmo tempo estão a metros, a alguns passos. Não é sempre que a gente precisa se deslocar em busca de serviços, e baseado nas condições geográficas, de comércio e de serviços que encontro por aqui, eu quis que fosse mais fácil. Como o meu trabalho pode ser feito da minha casa, aliás, eu mesmo fiz o meu próprio trabalho, dei um jeito de fazer as coisas acontecerem de uma maneira que eu faça o menor número de deslocamentos possíveis, e em alguns momentos, zero deslocamento. Só dar uma volta ou outra pelo comércio de bairro.
Ainda assim, no meio das facilidades que ainda se encontram por aqui, alguns ainda vão encontrar várias dificuldades, como na parte de serviços bancários, em que muita gente ainda não tem intimidade com apps, e precisa sacar o dinheiro que precisa para as suas necessidades. Talvez muita gente ainda cobre essa questão, mas hoje em dia a informatização dos serviços é uma coisa praticamente imposta e vai ser cada vez mais raro recorrer a agências físicas para resolver as suas paradas. Eu mesmo tenho mais intimidade com isso e consigo resolver as coisas por eles, mas tem gente que não consegue.
Mas é assim, somos filhos de empreendedores. E para aqueles que não nos conhecem ou conhecem apenas de uma forma superficial, é só dar uma volta pelas ruas aqui do bairro para você encontrar justamente isso: empreendedores. E pode ter certeza de que as coisas vão melhorar ao longo do tempo, com as melhorias que conquistamos, algumas delas que pensávamos que fossem inimagináveis, mas que conseguimos. Para além do que conquistamos ao longo dos anos, a gente tem que fazer valer cada conquista que conseguimos e seguir em frente fazendo o que sabemos fazer de melhor: gerar trabalho, e melhor que isso, gerar o nosso trabalho, com criatividade.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: