Mais uma vez, cá estou eu com a minha tradição de comentar junto com vocês o quanto fomos curiosos em 2024. Como vocês devem saber, todos os anos o Google divulga o seu Year in Search, sobre os termos mais pesquisados do ano no mundo e por país, e desde 2020, em mais uma das minhas tradições de dezembro, eu trago essas tabelas para vocês com os meus comentários.
Como explicar o ano de 2024? É um ano de paralelos: para além de um ano de transformações, um ano onde nada parecia impactar as nossas rotinas. Podemos dizer que agora as coisas estão no ritmo que a gente esperava? Talvez sim. Mas que tivemos alguns fatos que geraram impacto, tivemos. E eles estão nas tabelas que você confere nos próximos três dias a partir de hoje.
Os resultados divulgados pelo Google mantém o padrão do ano passado, sendo divididos em três posts com cinco tabelas cada, totalizando 5 tabelas. Desse modo, temos 3 posts + web stories no terceiro post do dia, após as artes digitais, começando por este post.
E como dizia no ano passado, no ano retrasado e em todos os outros anos que passaram, vamos começar pelo começo.
As buscas do ano em linhas gerais
2024 foi um ano intenso no esporte. As buscas do ano foram lideradas por elas. A Eurocopa e a Copa América, torneios continentais de seleções, aconteceram ao mesmo tempo, sendo essa a primeira vez que isso foi possível, visto que os calendários de ambas sempre se desencontravam. Na décima posição da busca, aparece a Seleção argentina de futebol, que foi campeã da Copa América – quem ganhou a Eurocopa foi a Espanha.
Foi ano de Olimpíadas, cujo ciclo voltou ao seu eixo depois do seu fim, visto que os Jogos Olímpicos de Paris aconteceram três anos depois dos Jogos de Tóquio, que haviam sido adiados de 2020 para 2021 em decorrência da pandemia da COVID-19. Os próximos jogos, em Los Angeles, serão daqui a quatro anos, como é um ciclo olímpico normal, em Los Angeles.
Ainda dentro do âmbito esportivo, aparece nos termos de busca a Copa do Brasil, que consagrou neste ano o Flamengo como campeão.
Seguindo com as buscas do ano, tivemos Silvio Santos. Quando que imaginaríamos estar em um momento da história sem o maior nome da televisão brasileira? Ele faleceu no dia 17 de agosto, um sábado, e várias foram as buscas no Google sobre o apresentador, das notícias até os momentos, das curiosidades até saber sobre os programas que ele apresentou em quase 70 anos de carreira.
Sabe aquele período divertido que eu falava tanto nos posts das quintas-feiras? Eram as eleições de 2024, que geraram várias buscas visto que eram eleições municipais. Aconteceu de tudo, de tudo mesmo, em vários cantos do país. Também aparece relacionado as eleições o termo TSE, acrônimo do Tribunal Superior Eleitoral. Afinal, é a partir das buscas que a gente quer tirar dúvidas, em especial sobre o e-Título e busca de seções eleitorais.
E por fim, temos a animação Divertidamente 2, da Pixar, lançada este ano e que também gerou curiosidade sobre a produção, que mostra de uma forma divertida como as emoções e as sensações funcionam dentro da nossa mente, dentro das nossas cabeças – não para menos o título original da animação, cujo termo se refere ao segundo filme (o primeiro foi lançado em 2015), é Inside Out, em inglês, de dentro para fora.
Os acontecimentos deste ano
Hora de comentar a tabela dos acontecimentos deste ano, começando pelas Olimpíadas, que aconteceram este ano em Paris entre 26 de julho e 11 de agosto. Para quem não sabe quantas medalhas o Brasil conquistou nos Jogos Olímpicos deste ano, foram 3 medalhas de ouro, 7 medalhas de prata e 10 medalhas de bronze, totalizando 20 pódios.
Além das Olimpíadas, aquele período divertido foi o segundo termo mais buscado de 2024. Sim, estou falando das eleições municipais, que apareceram na tabela anterior.
Em maio, o estado do Rio Grande do Sul foi afetado por enchentes que mataram cerca de 180 pessoas e deixaram vários desabrigados, bem como várias cidades foram afetadas, incluindo a capital, Porto Alegre. Parte da cidade ficou dias inundada pelo lago Guaíba, por onde desaguam rios que receberam alto volume de chuva no interior, onde teve estragos em várias cidades. Houve intensa mobilização para ajudar os afetados pelas enchentes, com campanhas de doações.
Fora do Brasil, o clima também não deu trégua, e o furacão Milton aparece nas buscas. O ciclone tropical mais intenso do ano no mundo afetou a vida de vários países das Américas Central e do Norte, em especial os Estados Unidos, na primeira semana de outubro. A onda de calor excessivo enfrentada no Brasil – e em outras partes do mundo – que ajudam a explicar fenômenos como esses também aparece nas buscas.
Por falar nos Estados Unidos, foi ano de eleição no país. Eleição presidencial. O atual presidente, Joe Biden, iria concorrer a reeleição mas desistiu depois de um debate desastroso com o concorrente, o ex-presidente Donald Trump, a quem coube a sua vice, Kamala Harris, enfrentá-lo. Trump venceu a eleição e retorna a Casa Branca no dia 20 de janeiro.
Tivemos ainda o Concurso Nacional Unificado, realizado pela primeira vez neste ano, em que os inscritos concorrem a vagas em vários órgãos federais fazendo uma única prova.
Os últimos dois acontecimentos mais buscados se referem a tragédias aéreas: a primeira, em 9 de agosto, se refere a queda de um avião em Vinhedo, em São Paulo: era o voo 2283 da Voepass; o ATR 72-500 que realizava essa rota, de Cascavel para Guarulhos, perdeu sustentação e caiu matando as 62 pessoas a bordo (58 passageiros e 4 tripulantes). As causas do acidente ainda estão sob investigação. Foi o acidente aéreo mais grave ocorrido no Brasil desde o voo 3054 da TAM, ocorrido em julho de 2007.
E a segunda foi tão logo o ano se iniciou, visto que um helicóptero que transportava quatro pessoas (piloto, mãe e filha e o amigo delas) desapareceu no caminho de São Paulo, de onde decolou, para Ilhabela, para onde iria. A aeronave chegou a fazer um pouso na cidade de Paraibuna, mas acabou desaparecendo após retomar o voo, tendo sido encontrado 12 dias depois numa área de mata fechada em Paraibuna, a onze quilômetros de onde chegou a pousar. As quatro pessoas que estavam na aeronave morreram no acidente.
O que fica é a saudade
Agora é hora de lembrar das personalidades que nos deixaram nesse ano que passou, a começar por Silvio Santos. Como disse no início deste post, quando poderíamos imaginar um Brasil sem o maior comunicador do país? Ele não queria que a gente ficasse triste, logo ele, que fez a alegria dos brasileiros por gerações. Partiu em um sábado, 17 de agosto, aos 93 anos, depois de alegrar os domingos. A morte de Silvio Santos foi noticiada por todos os canais de televisão, a incluir o que ele fundou, o SBT, que foi o último a dar a notícia, visto que não foi fácil para os profissionais da emissora transmitir a notícia que eles não gostariam de dar, o que não foi diferente nas emissoras concorrentes, que durante aquele fim de semana dedicaram suas programações a Silvio Santos.
O cantor sertanejo João Carreiro faleceu em 3 de janeiro aos 41 anos. Ele não resistiu a uma cirurgia para colocar uma válvula no coração. Estava em carreira solo após a separação da dupla João Carreiro & Capataz, que fez sucesso com a música “Bruto, Rústico e Sistemático”, que fez parte da trilha sonora da novela Paraíso, da TV Globo, em 2009.
Daniel Mastral era o pseudônimo de Marcelo Agostinho Ferreira. Ex-satanista, se converteu ao cristianismo e escreveu livros como Filho do Fogo e Voz do que Clama no Deserto. No dia 4 de agosto, foi encontrado sem vida em uma área de mata em Barueri, com um ferimento na cabeça. O caso foi registrado pela polícia como suicídio. Ele tinha 57 anos.
A morte de Akira Toriyama foi sentida pelos fãs de sua criação mais notória, Dragon Ball, um dos animes mais populares do mundo e que, de certa forma, foi inspiração para o universo do mangá, o estilo japonês de histórias em quadrinhos, que ficou mais popular ainda quando se tornou anime, as animações que tem os mangás por base. Akira foi um dos criadores de mangá mais populares e influentes do mundo, o que, como dito, foi inspiração para uma geração. Faleceu em 1º de maio, aos 68 anos, em decorrência de um hematoma subdural agudo (acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio).
Liam Payne era um dos cinco integrantes da boyband One Direction, que foi desfeita em 2016, e desde então ele, como os demais integrantes, estavam seguindo suas carreiras solo. Payne foi encontrado morto em 16 de outubro, em Buenos Aires, no pátio de um hotel, de onde teria caído do terceiro andar – a causa segue sob investigação. A Polícia tinha sido chamada para ir ao hotel para controlar um homem em estado de agressividade e sob o efeito de drogas. Ao chegar, encontraram-o morto. Liam Payne tinha 31 anos.
A trajetória de Anderson Leonardo se confunde com a do grupo Molejo, do qual foi vocalista, compositor e instrumentista. O Molejo fez sucesso nas décadas de 1990 e 2000 com hits como Caçamba, Cilada, Brincadeira de Criança, entre outros sucessos. Anderson faleceu em 26 de abril, aos 51 anos, em decorrência de complicações do câncer.
Cid Moreira foi a voz marcante que narrou acontecimentos marcantes da história em quase cinco décadas de TV Globo, do qual foi contratado vitalício. Foi apresentador do Jornal Nacional por mais de três décadas, bem como do Fantástico por outras tantas. Faleceu no dia 3 de outubro de 2024 aos 97 anos.
Mário Jorge Lobo Zagallo foi campeão de quatro das cinco Copas do Mundo conquistadas pela Seleção Brasileira, duas vezes como jogador, uma como treinador e uma como coordenador técnico. Em clubes, começou a carreira no Flamengo, mas foi no Botafogo que ele se consagrou como ídolo. Foi um treinador de sucesso, comandando clubes e seleções. Faleceu no dia 5 de janeiro, aos 92 anos.
Ainda no campo esportivo, só que na imprensa, temos Antero Greco, jornalista com passagem em vários veículos, sendo notória sua dobradinha com Paulo Soares, o “Amigão”, no comando do SportsCenter, da ESPN Brasil, rendendo vários memes pelo clima de descontração, ao mesmo tempo de seriedade, do jornal que resumia os assuntos do esporte no fim de noite. Antero faleceu no dia 16 de maio, aos 69 anos, em decorrência de um tumor cerebral.
E por fim, o jogador de futebol uruguaio Juan Izquierdo, que jogava como zagueiro no Nacional, clube de seu país. No dia 22 de agosto, o Nacional enfrentou o São Paulo no Morumbis pela Copa Libertadores, quando Izquierdo passou mal e caiu no campo. Ele foi socorrido e levado ao hospital com um quadro de arritmia cardíaca. Faleceu no dia 27 de agosto, aos 27 anos. Tinha sofrido uma parada cardiorrespiratória em decorrência da arritmia, que levou a um quadro de morte encefálica.
A assistente de IA explica:
Se você está passando por momentos difíceis, é essencial saber que há ajuda disponível. Um bom ponto de partida é buscar orientação com profissionais de saúde mental, que podem oferecer suporte adequado para suas necessidades. Além disso, o CVV (Centro de Valorização da Vida) também está à disposição para oferecer apoio emocional. Você pode entrar em contato pelo telefone 188, onde encontrará um ambiente acolhedor e profissionais prontos para ouvir. Não hesite em procurar ajuda, pois você não está sozinho nessa jornada.
As personalidades do ano
Hora de falar das personalidades mais buscadas do ano. Começamos pela ginasta Rebeca Andrade, que se tornou a maior medalhista olímpica do país nos jogos de Paris, conquistando quatro medalhas – um ouro, duas pratas e um bronze – somando-se com as medalhas de ouro e prata conquistadas em Tóquio em 2021, sendo seis medalhas conquistadas em Olimpíadas. Competiu e dividiu vários pódios com a norte-americana Simone Biles, que saiu de Paris com três medalhas de ouro e uma de prata.
A influenciadora Deolane Bezerra aparece na relação de personalidades mais buscadas do ano diante do que aconteceu com ela nesse ano que passou. Em setembro, ela foi presa em decorrência de investigações realizadas pela Polícia Civil de Pernambuco, que a acusam de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro e jogos ilegais. Foi solta, voltou para a cadeia, e novamente está em liberdade. Ela nega as acusações, as quais atribui a perseguição contra ela e sua família.
A cantora Madonna aparece na relação por conta de seu megashow realizado no Rio de Janeiro em 4 de maio. Show esse que era gratuito e lotou as areias da praia de Copacabana.
O cantor Gusttavo Lima também foi implicado nas mesmas investigações que levaram a prisão de Deolane Bezerra. Tudo por causa de um avião que teria sido vendido a um dos envolvidos do esquema de jogos ilegais. Gusttavo Lima chegou a ter um mandado de prisão expedido e posteriormente revogado. Ele nega de forma veemente as acusações, e mesmo que a notícia tenha sido divulgada em vários veículos de comunicação, foi só ela aparecer no Fantástico que o cantor não quis mais conversa com a TV Globo. Gravou um especial de Natal no SBT, o qual deve ser exibido na próxima semana.
Donald Trump passou os últimos quatro anos respondendo a acusações criminais do tempo da sua campanha eleitoral de 2016, de ter escondido documentos secretos em sua mansão, de ter incitado a invasão do Capitólio quando da certificação de Biden, enfim, fora da presidência ele rendeu. Mas ele tem apoiadores fiéis, que o conduziram para uma vitória expressiva no voto popular e no colégio eleitoral nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Assim, os próximos quatro anos de Trump serão novamente na Casa Branca.
Pablo Marçal apareceu como um azarão na disputa da Prefeitura de São Paulo, onde até então figuravam nas pesquisas os nomes do atual prefeito, Ricardo Nunes, dos deputados Guilherme Boulos e Tabata Amaral, e do apresentador José Luiz Datena, que depois de desistir de várias eleições, finalmente conseguiu participar de uma até o fim. Antenado nas redes sociais e com um estilo carismático e ao mesmo tempo explosivo, Marçal conseguiu subir nas pesquisas e conquistou o espaço nos debates televisivos que não teria no horário eleitoral, visto que seu partido, o PRTB, não teria direito a um minuto sequer nos guias. Provocou e falou mal de candidatos, ao ponto das emissoras mudarem as regras dos debates para evitar ataques pessoais, como regras de advertência e expulsão. Só que no meio de um deles, da TV Cultura, Marçal provocou Datena, que não se conteve e desceu uma cadeira no candidato. A partir daí, mais regras, como cadeiras parafusadas no cenário. No fim, Marçal ficou em terceiro lugar na eleição municipal, Ricardo Nunes e Guilherme Boulos disputaram o segundo turno, sendo vitorioso o atual prefeito, Ricardo Nunes.
Sean Combs, vulgo Diddy, era rapper e ao mesmo tempo um executivo influente do mundo do hip-hop. Era próximo de várias celebridades. Descobriu várias delas. Não é para menos que as acusações que estouraram em cima dele fizeram várias dessas celebridades tremerem na base visto que participaram de várias festas que ele dava, afinal, ele foi preso no dia 17 de setembro por acusações que vão de tráfico sexual até promoção de prostituição. Isso aqui ainda vai render.
A modelo Yasmin Brunet participou da vigésima quarta edição do Big Brother Brasil, como camarote, como são atribuídos os participantes famosos convidados pela produção do programa. Eliminada com 80,76% dos votos, sua passagem ficou marcada desde a amizade com a cantora Wanessa Camargo até conflitos com outros participantes como Davi Brito (que viria a ser o vencedor do programa) e Alane Dias.
E por fim, Maya Mazzafera. Nascida e até então conhecida como Matheus Mazzafera, a produtora de moda, apresentadora e youtuber realizou a sua transição de gênero, passando por várias cirurgias até a emissão de uma nova certidão de nascimento, agora com o nome de Maya, com o sexo feminino.
Em 2024, procuramos como fazer
O brasileiro esteve em busca de fazer várias coisas. E em 2024, ele procurou de tudo.
Começou procurando como fazer mochila maluca, que é colocar um monte de trecos na mochila dos filhos durante a Semana da Criança. Teve mochilas que pareciam verdadeiras alegorias. Sinceramente? Se eu tivesse filhos, eu iria relembrar em mochilas malucas os tempos de quando criava maquete de desfile de 7 de setembro.
Como fazer média do ENEM? Eu sei que as coisas mudaram, tanto que eu só fiz o ENEM uma única vez, e por causa disso eu sou formado em Publicidade e Propaganda. Só se lembra de uma coisa: em prova do ENEM não se deve contar com a sorte e nem com o chute, procura aí por Teoria de Resposta ao Item que isso pode ajudar você a entender como fazer média do ENEM.
Como fazer figurinha no iPhone? Eu tenho um celular e um tablet Android, mas se for fazer figurinha no WhatsApp, segue essa dica aqui.
Como fazer para justificar o voto? Procure o cartório eleitoral ou baixe o e-Título. Todas as informações que você precisa estão aqui. O prazo para justificar a ausência no primeiro turno terminou no último dia 5, e se você não votou no segundo turno, deve justificar a ausência até o dia 7 de janeiro. Tem também o termo de como fazer título de eleitor online; sim, você pode tirar o seu título de eleitor sem sair de casa: clique neste link e siga os procedimentos.
Como fazer prova do laço? É um exame que avalia a fragilidade dos vasos sanguíneos e é determinante para saber se o paciente tem algum tipo de arbovirose, como Zika e Chikungunya. Aqui estão algumas informações.
Sangue artificial? Tem como fazer isso? Sim, só que cenográfico. O pico das buscas deve ter sido no Halloween visto que é um adereço para as festas, afinal, basta pegar corante vermelho, glucose de milho ou mel e fazer.
Empréstimo do Bolsa Família? Tem como fazer isso? Programas de transferência de renda deveriam ser bem restritivos quanto a isso, até porque não basta você pagar uma outra dívida com um dinheiro que é necessário para o sustento de uma família, ainda tem quem use esse dinheiro para jogar no tigrinho.
E por fim, um clássico desta tabela: como fazer Imposto de Renda. No caso, é como declarar, coisa que você que recebe a partir de 2.259 reais (abaixo disso é isento, até porque a isenção de 5 mil anunciada recentemente precisa passar pelo Congresso) deve fazer a partir do mês que vem. E não deixe para fazer até o dia 30 de abril, hein?
Se eu falei que esse mês seria intenso, levei a tarde toda para fazer este post. Daí eu lembro que este é apenas o primeiro. Tem mais dois posts com mais cinco tabelas cada uma para compartilharmos juntos o que o Brasil mais pesquisou no Google. Como também é tradição, você também vai ver essas tabelas em formato de arte, no meu Instagram.
Os posts do Year in Review vão ao ar sempre no terceiro post do dia até a quinta-feira. Tem muito assunto para tratar ainda até a quinta-feira! Por isso, te convido para estarmos juntos amanhã, quando eu trago mais cinco tabelas para comentarmos juntos.