PARA A CIDADE E A RUA DO RIO

A empresa Santa Maria renovou a frota dessas duas linhas, Cidade e Rua do Rio, 105 e 109. Em comum, as duas passam por áreas praticamente internas do bairro de Cruz das Armas, próximas a beira do Rio Jaguaribe. Uma das comunidades tem justamente o nome de Rua do Rio por isso.

As linhas 105 e 109 são bem antigas, dos tempos da antiga Etur. Chegaram a estar separadas por quase 15 anos, uma na antiga Boa Viagem, a outra na Reunidas. A linha 105 atende ao bairro Cidade dos Funcionários, tendo seu ponto final quase próximo da nascente do rio – vamos considerar assim. Do outro lado, é o Vale das Palmeiras. Possui 6 veículos.

A linha 109 atende a comunidade da Rua do Rio, ou para ser mais preciso, a Avenida Professor Félix Antônio, paralela à Cruz das Armas. Esta linha possui quatro veículos e desde 2010 é operada pela Santa Maria, depois de permutar esta com a Reunidas.

Essas linhas receberam os dez veículos da Santa Maria apresentados na entrega da semana passada.

Ônibus da Santa Maria.
Ônibus da Santa Maria.
Ônibus da Santa Maria.
Ônibus da Santa Maria.

Era comum as renovações da empresa virem direcionadas para as linhas circulares – 1510 e 5110 -, o que não aconteceu esse ano.

Foram dez os veículos adquiridos: oito do modelo Torino 2007 e dois do modelo Torino 2014. Dois veículos que não entraram na soma foram direcionados à frota do Conde, cidade da região metropolitana de João Pessoa (é a cidade onde ficam as praias de Jacumã, Tambaba, Carapibus, Coqueirinho e Tabatinga), sendo esses os primeiros ônibus adaptados da cidade, rodando nas linhas que acessam a cidade via BR-101.

Voltando aos veículos adquiridos para o setor municipal, foram seis empregados na linha Cidade dos Funcionários – todos Torino 2007 – e quatro na Rua do Rio – dois Torino 2007 e dois Torino 2014. O curioso é que no 109 metade da linha opera em dupla função (motorista dirige e cobra a passagem), enquanto em metade dos veículos, há a presença do cobrador. Nos da linha 105, todos operam no regime de dupla função anteriormente descrito.

Carro da Santa Maria. Vai rodar em Cruz das Armas.
Carro da Santa Maria. Vai rodar em Cruz das Armas.
CAM00140
Os novos veículos da Santa Maria operam nas linhas 105-Cidade e 109-Rua do Rio.
Interior de um dos ônibus da Santa Maria.
Interior de um dos ônibus da Santa Maria.

Com uma média de idade menor do que a maioria das empresas do sistema pessoense, a empresa Santa Maria opera desde 2010 em João Pessoa. Era a antiga Boa Viagem, que ao ser comprada pelo Grupo A.Cândido, foi encontrada numa situação deficitária. Nesse tempo praticamente toda a frota foi substituída. O carro mais antigo da empresa data do ano de 2006 (enquanto na Transnacional, os carros mais antigos datam de 2004).

Interior de carro da Santa Maria. Perdoem a foto embaçada.
Interior de carro da Santa Maria. Perdoem a foto embaçada.
CAM00134
Painel de itinerário de um dos ônibus da Santa Maria.
Equipamento de GPS instalado em um dos ônibus da Santa Maria.
Equipamento de GPS instalado em um dos ônibus da Santa Maria.

Desde 2011, a empresa integra o Consórcio Navegantes, da qual fazem também parte São Jorge, Marcos da Silva e Mandacaruense. A área principal da Santa Maria é a parte leste de Cruz das Armas – beneficiada pelos ônibus – bem como o bairro do Colinas do Sul, área essa por onde a cidade está crescendo e por onde a empresa também busca crescer. Atende a cidade do Conde, que também tem perspectivas de crescimento promissoras graças a indústrias que estão sendo instaladas nas cidades vizinhas. Isso deve atrair não somente mão-de-obra, mas também pessoas que mudam-se ou fazem turismo na cidade litorânea, que tem cartões de visita incontestáveis e conhecidos nacionalmente.

Com isso, 105 e 109 juntam-se à 1510, 5110 e 5201 como linhas 100% adaptadas da Santa Maria, que já possui mais de 40 de seus 62 veículos adaptados para portadores de necessidades especiais.

Veículo da Santa Maria.
Veículo da Santa Maria.
CAM00141
Funcionários da Santa Maria.

Um destaque especial vai para os funcionários da empresa, que foram super receptivos durante a entrega e a quem mando um abraço. Um dos funcionários é Everton, de quem fui colega nos tempos de Lyceu (é o segundo da esquerda para a direita na foto acima). Muito bom reencontrá-lo nesse novo momento da sua vida.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *