Esse comparativo dos sites que aparecem ou não no Google Notícias pode traçar uma orientação para os editores dos sites cujos artigos não aparecem lá?
Pergunta feita por este editor
As mudanças que aconteceram no Google Notícias não tem bem um lado definido que eu possa dizer que são totalmente ruins. Elas não foram boas no sentido de que eu não tenho como saber o que o Google quer das páginas para que elas apareçam nos perfis do Google Notícias. Mas por outro lado, dentro das experiências que eu fiz, dos seis sites que eu coloquei na ferramenta, tem o fato de só dois deles aparecerem com as notícias, agora sem setorização, se bem que em algumas delas o que aparece são links bagunçados. Se dois sites aparecem no Google Notícias de seis, onde pode estar o erro dos outros quatro?
Eu preciso, antes de mais nada, entender os fatores que levam o conteúdo de alguns sites a aparecerem no Google Notícias, enquanto outros sequer aparecem, mesmo gerando o que o Google pede: notícias, com cara de notícias, com jeito de notícias. Mas será que ela quer isso mesmo, notícias? Quero entender primeiro quais são os critérios e quais são os valores, então se o Google não dá essas informações de forma clara e transparente, então eu vou procurar entender baseado nos sites que eu gerencio, e são vários fatores: tráfego, relevância do conteúdo, o tamanho das páginas, e por aí vai. Nem enumerei todos os fatores, alguns fugiram da minha mente nesse momento.
Começando pelo fator tráfego, será que o tráfego das páginas é um fator preponderante que determina se algumas páginas aparecem no Google Notícias e outras não? Algumas páginas não tem tanto tráfego, mas tem uma página das que eu gerencio que tem menos tráfego e aparece no Google Notícias! Outra página tem um tráfego oscilante: ora tá lá em cima, ora tá lá embaixo, e aparece do mesmo jeito. E mais outra, que é a que tem mais tráfego que as demais, sequer aparece no Google Notícias. Então, será que o tráfego é o primeiro critério que eu posso avaliar? Não e já começa pelo fato do site mais visto de todos eles não estar no Google Notícias.
Talvez a chave esteja numa notícia bem construída, afinal, talvez o que o Google espere é um site onde a notícia tenha jeito de notícia e com cara de notícia. Pronto, talvez eu tenha um ponto: será que o site mais visto precisa mudar um pouco a linha editorial para buscar além da descrição dos fatos outros recursos importantes que possam garantir ainda mais relevância e credibilidade para a marca? Isso eles fazem direto! Muitas vezes os editores conhecem os profissionais dos setores de mercado, políticos, pessoas importantes no meio em que trabalham, um monte de gente que é notícia. Talvez estar perto da notícia ajude bastante. E como ajuda!
Para os sites que até um dia desses apareciam no Google Notícias, e com essa mudança deixaram de aparecer, o que eu peço? Além de paciência, trabalho. Poderia dizer “nunca percam a esperança”, mas nem sempre é de esperança que o Google se move, é de algoritmo. É o momento de entender melhor o conteúdo que produzem e reformular a linha editorial, para não somente gerar tráfego, mas também gerar valor, que o conteúdo vá além do clique. Talvez seja isso que o algoritmo espere para que o conteúdo dos sites que ainda não aparecem nessa nova mudança realizada pelo Google em sua ferramenta de notícias apareça nela. E essa pode ser a chave.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.