Image

O que eu estou fazendo aqui… e por que estou aqui?

O blog já existia antes mesmo de você entrar na faculdade. Você tinha o objetivo de trabalhar em uma agência, veículo, ou trabalhar para si mesmo?

O blog já existia antes mesmo de você entrar na faculdade. Você tinha o objetivo de trabalhar em uma agência, veículo, ou trabalhar para si mesmo?

Pergunta feita por este editor

O blog começou em 2008, um dia depois do meu último dia de aula do segundo ano do Ensino Médio. Ele já existia antes de eu entrar na faculdade, aliás, eu já tinha a meta de fazer um curso de comunicação já naquela ocasião. Inicialmente a meta era de fazer Jornalismo, mas acabei indo parar na Publicidade e Propaganda. Isso era uma coisa que eu tinha falado no primeiro post da história deste blog, que virou site, e nesses 16 anos que está no ar, já se passaram mais de 8 mil histórias contadas de todas as formas possíveis. Pensando bem, por que estou aqui? Será que importa a carreira que você quis seguir ou isso é apenas um mero detalhe?

Eu poderia pensar que esse detalhe da carreira seria um mero detalhe, não fosse uma coisa: como é que tudo seria se a história fosse diferente em todos os aspectos: se eu tivesse cursado e me formado em Jornalismo ou se eu tivesse em uma agência de Publicidade ou em um veículo de comunicação. No fim das contas, não fiz Jornalismo, me formei em Publicidade, não consegui um emprego na área e o que eu fiz? Eu fiz a minha história com as coisas que eu tenho! E se eu esperava que as coisas fossem assim? Talvez. Não seria surpresa para mim. Não que eu corresse atrás disso ou fizesse algum esforço para que as coisas acontecessem.

Posso dizer que eu fiz o que eu pude. Mas eu não tenho contato com gente influente na área, aliás, quase ninguém me conhece a não ser, lógico, meus parentes, meus amigos e aqueles que passaram pela minha vida nas trajetórias de escolas e faculdade. E eu nem sei como consegui chegar até aqui sem essa influência, contando só com a minha criatividade. Talvez seja isso que explique o que eu estou fazendo aqui e por que estou aqui. Talvez tratar este ambiente virtual como parte um site, parte um blog, o todo um diário, me traga um consolo. Mas eu posso chamar isso aqui de consolo? Talvez, sei lá…

Mas para falar a verdade, não quero tratar metas profissionais como objetivo, e sim consequência. Porque não se atinge nenhum objetivo sem se fazer nada. Só que no meu caso, eu sou uma pessoa que nada contra a corrente e tem seus próprios pensamentos. Sou daqueles que não vai na manada, sabe? Você não vê trends nas minhas redes sociais, percebe que lá tem regras. Como eu crio as minhas próprias regras no meu espaço. Como se eu fosse capaz apenas de seguir as minhas regras e ignorar as regras que me impõem, por me sentir cansado de só seguir regras dos outros, sem entender para que essas regras existem.

Se você se pergunta o que eu estou fazendo aqui, e por que estou aqui, é porque eu quis criar o meu espaço, e eu sei, estou confortável com ele. Mas eu sei que, em algum momento, eu vou precisar sair da zona de conforto, e eu faço isso de várias maneiras. Quando eu sei que o ambiente não é para mim, eu me retiro. Simples. Você sente quando você está inserido em um ambiente onde você se sente bem e sente quando está em um ambiente onde não foi convidado. E sabe muito bem que precisa resistir as regras que te impõem apenas para limitar a sua capacidade de pensar. Porque é a minha capacidade de pensar que me faz ser forte. E me limitar é um convite para me retirar.

Me sinto muito contente de estar aqui. Falei na semana passada sobre administrar o meu tempo e sei o quanto eu posso ter tempo não só para poder editar este site e fazer as minhas artes, bem como posso fazer trabalhos para outras pessoas na base do freelance, com a experiência que eu acumulei não só nesses 16 anos de comunicação, mas também dentro desse recorte, dos 10 anos de experiência em WordPress para sites de conteúdo. Foi essa experiência que me fez entender que eu não queria ser somente um mero espectador, mas entender como é que as coisas funcionam, e fazer do meu jeito. É por isso que eu estou aqui.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes