Image

O que a luneta representa?

Desde 2016, a marca do site é uma luneta. O que ela significa e como ela representa o tripé arte, cidade e comunicação?
,

Desde 2016, a marca do site é uma luneta. O que ela significa e como ela representa o tripé arte, cidade e comunicação?

Pergunta feita por este editor

A Luneta representa a capacidade de observar longe e contar o que nela se observa. O tripé representa justamente os pilares em que os meus projetos se apoiam: arte, cidade e comunicação. A arte como expressão visual das coisas que se veem além das palavras, a cidade como cenário de tido, a comunicação como ferramenta de difusão para as mensagens que eu quero transmitir. A marca surgiu como uma derivação da marca da 612 Comunicação, que é um planeta, de onde eu observo o que acontece através de uma luneta.

Desde então, quis que o meu site fosse conhecido assim, como a luneta de um planeta. Como uma ferramenta importante de onde eu posso observar o que acontece e contar com os meios que eu tenho, afinal, tudo o que eu faço é resultado de esforço e competência para a profissão que eu escolhi seguir, a vocação com a qual eu nasci e o lugar que me permite fazer tudo aquilo que eu posso fazer. Afinal, uma ideia não nasce pronta nem é definitiva. Ela muda, ela é construída.

É nessa pegada que a própria marca evolui em seu significado. E o principal significado que eu atribuí a Luneta foi a de representar a curiosidade de observar o universo, o infinito e a capacidade de trazer para perto tudo aquilo que está distante de nós, mesmo através do olhar. Mas uma luneta não seria uma ferramenta de observação? Sim. Mas ela traz para perto aquilo que está longe, e essa é a premissa básica da comunicação: a de encurtar distâncias, a de trazer o mundo para perto de nós.

A luneta é a representação figurativa da minha curiosidade de saber e descobrir. E de certo modo, representa tudo aquilo que eu fiz, a começar pelo próprio site feito sem auxílio algum, na base da curiosidade, das descobertas, porque o site por si só é feito de curiosidade e foi obra de curiosidade, de fazer sozinho mesmo, como eu fiz este site. Porque eu não quero só ficar assistindo, eu quero participar de alguma forma. E a forma que me é possível e a que me permite fazer o que eu quiser é essa. E várias outras.

A luneta representa a capacidade de ver longe. A própria capacidade de descobrir que é natural de nós. E dessas descobertas que a gente faz pelo universo, a gente quer contar para o mundo, quer representar por palavras, por arte, quer mostrar de várias formas tudo aquilo que descobriu e ser, de certa forma, um canal de novidades. É sobre isso que eu quero dizer e é sobre isso que o meu site e os meus projetos são representados por uma luneta. A luneta de um planeta.

Eu ficaria horas falando sobre o significado da luneta de um planeta. Ainda bem que eu tenho outras seis oportunidades na semana para falar um pouco mais sobre o significado dessa marca e da história que ela carrega. Afinal, como disse anteriormente, uma história não nasce pronta nem é imutável, ela acontece, ela evolui, ela pode mudar. Por isso que falo sobre história e evolução, porque uma marca se constrói ao longo do tempo, e não somente quando ela é concebida. E ela ainda tem tanta história para contar…

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.