Qual é o papel da tipografia na construção de uma identidade visual forte?
Pergunta feita por este editor
Eu já adotei várias tipografias ao longo desses 16 anos de site. Cada tipografia tem um contexto diferente no momento. Hoje, eu uso as variações Neue Haas e Helvetica, presentes na identidade visual do site desde 2021, mas várias outras já estiveram presentes nas marcas dos meus projetos. Elas foram sendo substituídas com base na legibilidade e na identidade de marca. Pode ser que um dia eu vá mudar a tipografia da minha marca? Pode. Mas por enquanto, a tipografia que eu escolhi, por sinal uma das mais icônicas do mundo do design, tem me atendido muito bem em termos de combinar com a identidade da marca.
Mas tantas outras foram tão marcantes quanto a atual em termos de representar os contextos de época da identidade da minha marca. A começar pela primeira e talvez mais icônica delas, a Candara, uma fonte do Windows 7, que foi a primeira que eu usei no contexto de marca, sendo adotada em uma época em que os meus projetos sequer tinham uma marca concreta – a primeira foi a lampadinha de 2011. A tipografia Candara esteve presente em várias identidades visuais de 2008 até 2013, quando foi alterada para Ubuntu, uma fonte gratuita, no contexto do trabalho de conclusão de curso do qual eu adotei todo um novo conceito de marca.
Foi com a Ubuntu que eu migrei do Blogger para WordPress em 2014. E daí em diante, ficou mais fácil alinhar a fonte que eu usava nos meus projetos no próprio site. Em 2016 passei a adotar a tipografia Montserrat, e eu levei ela para a 612 Comunicação, que a adota até hoje. Foi com ela que eu adotei a paleta de cores atualmente empregada aqui no site em 2019, que hoje teve as cores rearranjadas, fazendo até parecer que eu mudei, mas a paleta de cores é a mesma. Sem esquecer que em 2017 foi o ano da adoção da luneta como marca do site. Em 2021, as variações Neue Haas e Helvetica passaram a ser usadas nos meus projetos, e assim é até hoje.
A tipografia tem um papel fundamental na construção de uma marca, ainda mais quando ela é incorporada a ela. Vários clientes com quem eu trabalhei projetos de identidade visual já vem com a tipografia desejada na cabeça, e sempre pedem para saber se tal tipografia está disponível, quando não, sempre ofereço opções dentro daquelas que eu posso oferecer para ele. A tipografia também ajuda marcas icônicas a serem reconhecidas. Foi assim que eu fiz várias, sempre combinando as marcas sonhadas pelos clientes com uma boa paleta de cores, a receita perfeita para um projeto visual ser facilmente reconhecido.
Quando você escolhe a tipografia correta para representar a sua marca, você está escolhendo, de certa forma, a voz que vai ecoar na mente de quem a vê. É mais ou menos o que eu penso sobre a escolha de uma tipografia: que você está escolhendo o tom de voz, que não se ouve com os ouvidos, mas com a imaginação. Afinal, o que você escreve também tem voz, mesmo que visual, mesmo que mental. Pode até parecer estranho, pode até parecer a coisa mais maluca do mundo, mas é mais ou menos assim, não sei se você pensa como eu. Por isso, a escolha de uma tipografia adequada para o seu projeto é fundamental para o reconhecimento da sua marca. Nunca é só mais um elemento, porque todo elemento importa.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.