Aqui em João Pessoa, o vereador Mangueira, do PMDB, encaminhou a mesa diretora da Câmara Municipal um requerimento que solicita que os alunos da rede estadual e municipal sejam liberados das aulas nos dias de jogos da Seleção Brasileira pela Copa. Alguns vereadores chiaram, alegando que o calendário escolar iria ser comprometido, e Mangueira retirou o requerimento.
Na realidade, nem precisava de requerimento, ou melhor, nem precisava liberar ao ponto de não ter aula nos dias dos jogos da Seleção na Copa. No período que eu estudei em escola pública, em qualquer eventualidade, como reunião dos professores ou coisa parecida, os alunos eram liberados ao final do primeiro horário. No meu caso, como eu estudava de tarde, às 15 horas. Quando estudava de manhã, no Santa Ângela, escola que estudei antes de vir estudar no Lyceu, se acontecesse uma reunião de professores ou qualquer outra eventualidade, os alunos eram liberados às 9 horas.
Durante toda minha vida escolar, atravessei duas copas. Pelo que eu me lembro, nos dois casos os alunos foram liberados em dias de jogos da Seleção. Nesses dias, em momento de jogo, um dia útil fica parecendo um domingo em um período de no mínimo três horas, enquanto o jogo acontece.
Nesse caso, aproveitemos o post para colocar os horários dos jogos da Seleção na Copa, e em que dias eles irão acontecer:
Primeira fase
- 15/03 (Terça-feira) 15h30 – Brasil x Coreia do Norte
- 20/06 (Domingo) 15h30 – Brasil x Costa do Marfim
- 25/06 (Sexta-feira) 11h00 – Portugal x Brasil
Segunda fase na hipótese do Brasil se classificar como primeiro do grupo
- 28/06 (Segunda-feira) Jogo 7- 15h30 – 1ºG x 2ºH
- 02/07 (Sexta-feira) Jogo C- 11h00 – Vencedor 5 x Vencedor 7
- 06/07 (Terça-feira) Jogo I- 15h30 – Vencedor A x Vencedor C
Segunda fase na hipótese do Brasil se classificar como segundo do grupo
- 29/06 (Terça-feira) Jogo 8- 15h30 – 1ºH x 2ºG
- 03/07 (Sábado) Jogo D- 15h30 – Vencedor 6 x Vencedor 8
- 07/07 (Quarta-feira) Jogo II- 15h30 – Vencedor B x Vencedor D
Decisão do terceiro lugar
- 10/07 (Sábado) 15h30- Perdedor I x Perdedor II
Final
- 11/07 (Domingo) 15h30- Vencedor I x Vencedor II
Clique aqui e veja a tabela completa.
Conclusão: Só cinco dos sete jogos do Brasil na Copa acontecerão em dias úteis, a maioria durante o período da tarde. Um único jogo irá acontecer de manhã. Caso o Brasil se classifique em segundo, o número de jogos nos dias úteis cai para quatro, uma vez que o jogo das oitavas onde joga o segundo colocado do grupo G (que é o grupo do Brasil) acontece num sábado.
Vai paralisar, mas não tanto. Para as escolas, é mais adequado liberar os alunos às 15 horas em vez de não ter aula. As reposições seriam equivalentes a dois dias de aula.
E além do quê, vale lembrar que, só citando um exemplo, durante o período pré-carnavalesco em João Pessoa, mais precisamente na Quarta-Feira de Fogo, o dia em que desfilam as Muriçocas do Miramar (o maior bloco da cidade), os alunos são liberados de aula às 15 horas e não há aulas nem na noite desse dia nem na manhã do dia seguinte ao desfile do bloco, sendo retomado ao expediente normal às 13 horas do mesmo dia. Ou seja, alunos de um turno ficam sem aula no mesmo dia em que alunos de outro turno estão assistindo aulas normalmente. Pelo menos funcionou assim no ano passado, enquanto eu era estudante.
<
p style=”text-align: justify;”>Compreensível a atitude do vereador. Com requerimento ou sem requerimento, em dia de jogo do Brasil na Copa os alunos (e os professores) vão faltar às aulas mesmo…