Image

O começo do Luneta Sonora

Porque gravar um podcast e de onde surgiu a ideia do Luneta Sonora?

Porque gravar um podcast e de onde surgiu a ideia do Luneta Sonora?

Pergunta feita por este editor

Como um profissional de comunicação, afinal, eu sou formado em Publicidade e Propaganda, eu sou daqueles que acompanham sempre as últimas tendências e possibilidades de se comunicar. E de repente eu vi a possibilidade de gravar um podcast, que parece um programa de rádio, desses que você ouve a hora que você quiser, igual você assiste uma série em uma plataforma de streaming e pode ver quantas vezes quiser e onde quiser, sem esperar pela hora que as mídias lineares vão exibir. E eu pensei: por que eu não poderia tentar? Eu já inventei de tudo mesmo, o que é que custa inventar mais uma dessas empreitadas que pouca gente ou até mesmo ninguém tentou antes? Foi assim que o Luneta Sonora começou a ser uma ideia, entre tantas que eu tive no período da pandemia e precisava de certa forma ao menos testar para dar certo.

Estar em mais uma mídia é um meio de divulgar o seu site, suas ideias, seus planos, enfim, o que te der na telha. O site precisa de várias ferramentas auxiliares para ser divulgado como um hub onde estão todas as suas ideias, porque elas estão espalhadas por aí e precisam ser reunidas em algum lugar. Quando eu criei o então blog, eu pensei dessa maneira e sabia que não podia parar por aí. Foi desse jeito que surgiram os canais de vídeo, as próprias redes sociais, porque eu sei que essas ferramentas não podem ser o fim, e nem fazer o papel do fim. Elas são o meio pelo qual você chega até aqui, se não foi através dos mecanismos de busca. Quanto mais eu puder usar das ferramentas disponíveis para que as minhas ideias estejam  por aí, melhor vai ser para que as pessoas tenham acesso a elas.

O Luneta Sonora surge como uma dessas ferramentas, sabendo que hoje ela é uma ideia que vai além disso. A ideia surgiu no final do ano de 2020 e foi amadurecida até chegarmos em 24 de fevereiro de 2021, quando o trailer e o primeiro episódio entram no ar. Inicialmente atualizado de maneira esporádica, quis incluir o podcast na agenda que eu estabeleci em 2022, quando quis que todas as ferramentas que eu tinha disponíveis estivessem à disposição para que eu pudesse crescer. E principalmente, para que o site pudesse crescer. Para que as pessoas soubessem onde me encontrar. E eu sabia que teria mais um desafio para superar, que é o de entregar a minha própria voz gravada para todo mundo ouvir, uma coisa que até então eu tinha uma certa insegurança. E eu consegui superar esse desafio.

Com a inclusão do Luneta Sonora na programação fixa do site, a sexta-feira virou o dia tradicional do podcast. Para que você saiba que toda sexta-feira, tem episódio inédito do Luneta Sonora na sua plataforma de áudio preferida, nos sites e no YouTube. Que eu estou aqui todos os dias no site e nas redes sociais. Aquelas frases padrão para que você identifique o podcast na hora, até o tradicional encerramento dos episódios que eu estabeleci no final do ano passado: “até lá, e não desanime”. Bordões e frases assim são fundamentais para criar marcas e conexão com as pessoas, e ao longo do tempo eu fui estruturando essas marcas, como tudo tem que ser e para estabelecer uma identidade para o Luneta Sonora, nome que eu adotei em referência a marca do site e dos meus projetos, a luneta de um planeta.

O Luneta Sonora é uma marca que passou a andar com as próprias pernas e hoje é um dos meus projetos mais importantes, de modo que hoje eu não digo apenas que eu tenho um site, e sim projetos, somando com as próprias artes que eu apresento todos os dias. Mas eu te digo uma coisa: o Luneta Sonora vai ser melhor. Hoje é um podcast de áudio, mas tão logo eu consiga estruturar o escritório da maneira como eu gostaria, ele vai se tornar um podcast de vídeo, e eu vou ter pelo menos um cenário para os meus, por enquanto, monólogos. Eu até gostaria de fazer entrevistas, mas por ora, eu tenho os meus monólogos improvisados, já que eu gravo sem roteiro, com as palavras na minha cabeça, o mesmo lugar onde eu guardo os meus sonhos e as ideias que eu ainda não tirei do papel. Porque elas ainda existem, e são várias.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo