Image

Não deixe o bloqueio criativo te atrapalhar

Como evitar novos episódios de bloqueio criativo e de que maneira você procura estar sempre inspirado?

Como evitar novos episódios de bloqueio criativo e de que maneira você procura estar sempre inspirado?

Pergunta feita por este editor

Toda vez que um episódio de bloqueio criativo acontece, preciso fazer uma pausa e só retornar quando me sentir melhor. Sou um ser humano, não uma máquina regrada, nem um robô programado para somente dizer sim e fazer os mesmos movimentos. Além disso, máquinas falham, a bateria de um robô pode acabar, ela não é eterna, ela não é perene. O que é eterno e perene é o que se faz, não como se faz, pois o modo de se fazer as coisas está sujeito a mudanças, mesmo que a gente muitas vezes resista a elas. É simplesmente reconhecer que você está sujeito a errar, sujeito a falhar, e que isso pode acontecer a qualquer momento.

O que você precisa, antes de qualquer coisa, e de mais nada, é se manter inspirado. Afinal tudo o que você precisa é estar imerso nos seus sonhos e se manter atualizado sobre aquilo que você quer fazer. Com a mente afiada, você vai longe. E nem imagina o quanto pode fazer o possível para se manter saudável e não surtar, porque tem trabalhos que muitas vezes te fazem desconcertar, surtar, perder a cabeça e um monte de coisas parecidas. Mantenha a calma, a tranquilidade e o foco. Se acontecer um problema, você vai saber como resolver, e vai saber como lidar com isso, é natural! Só precisa manter a calma.

Se manter sempre inspirado, se manter sempre atualizado, não deixar parar nada. O bloqueio criativo não pode me atrapalhar, e não vai me atrapalhar mesmo que ele se manifeste, mesmo que ele aconteça. Eu sei que essas coisas vão acontecer e eu preciso estar preparado, afinal, é como eu disse das outras vezes: a nossa mente é uma máquina. Ela está sujeita a falhar. E quando ela falha, você tenta de todas as maneiras consertar, tenta de todas as maneiras fazer com que ela funcione plenamente. Se não der, paciência, você precisa fazer uma pausa e retornar quando se sentir melhor. O importante é que as ideias fluam.

Tudo vai dar certo, e quando você sentir, vai entender que a sua mente é necessária. Mantê-la saudável, mais ainda. Episódios de bloqueio criativo vão acontecer, problemas vão se acumular, e tudo isso vai passar como uma tempestade. No fim, você vai ver que as coisas deram certo e tudo isso demonstra que não é fácil fazer o que você faz, não existe uma receita de bolo pronta, não existe um modo fixo de se fazer as coisas. Nada é mole como as pessoas pensam, até porque elas não estão no seu lugar fazendo o que você faz e nem imaginam o que você faz. Veja como você se saiu bem ao longo dessa semana!

Quantas vezes for necessário falar sobre bloqueio criativo, eu falarei ao longo do tempo. Afinal, a todo o tempo eu consigo driblar as crises de ansiedade que são uma consequência direta desses bloqueios. O que importa é o que você faz, como você faz e o resultado disso tudo, que por mais difícil que a gente chegue e mais difícil que se faça, é a principal recompensa e é o que faz tudo o que a gente faz valer a pena, e pensar como seriam as coisas se você não estivesse fazendo aquilo. E você percebe que não consegue viver sem fazer o que você mais gosta, porque por mais difícil que possa ser, é como eu me sinto bem em fazer, e é sobre se fazer o que se ama. É sobre isso, e tá tudo bem.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo