Se tem uma coluna, é um site. Se tem uma minicoluna, é o site de Josivandro Avelar. Porque um site tem colunas, podcast, web stories, canal de vídeos, um negócio tão multimídia que este espaço fundado há 14 anos a serem completados de sexta-feira a sete dias (23 de dezembro) evoluiu e foi promovido.
E bem, diferente dos Year in Review do Google que já saíram, os balanços de 2022 da Lista de Desejos já estão prontos, até porque nem exigiram tanto do material deste editor. Tradição é tradição, destaque aleatório é destaque aleatório e a minicoluna é de uma linha só.
E a segunda minicoluna de dezembro, a primeira dizendo que é de um site, se bem que sempre foi.
Antes de começar…
Perdeu a minicoluna da semana passada? Clique aqui.
Agora sim, vamos começar a minicoluna de hoje.
Do colapso ao estepe
Na semana passada eu disse que o Bluetooth do computador entrou em colapso. Milagrosamente voltou a funcionar depois que eu reconfigurei a parada.
O adaptador já chegou, mas eu reservei como estepe. Nunca se sabe a próxima vez, e eu sou um homem prevenido.
Do estepe a luminária
Este escritório vai fechar o ano com uma luminária de mesa.
Ou melhor, uma gambiarra que eu vou fazer com um power bank que o meu irmão comprou e não sabe o que fazer com ela. Mas tá valendo.
Da luminária ao resto…
A meta do próximo ano: comprar material de papelaria.
Este site vai ter outras séries de desenhos de papel e lápis no futuro – os materiais são vários, mas vamos nos referir ao mais comum deles, e qual é? O lápis.
Hábitos mudam…
Desde o último sábado, o blog passou a ser chamado pelo que se tornou ao longo desse pós-pandemia: um site.
Todo o trabalho fez com que essa promoção se justificasse. O site é um centro de conteúdo multimídia de tudo o que eu faço.
Blog era pouco para definir.
…, mas o material…
Alguns materiais ainda constam com o nome “blog”, a exemplo dos clássicos das quartas-feiras.
Até que esse material se esgote, ele ainda entra no ar com o antigo nome, “Clássicos do blog”. A transição ainda vai levar tempo, mas a maior parte do rebranding está feita, como por exemplo, aplicar a fonte usada nos trabalhos aqui no site.
Mas o Bloganuary ainda está de pé
Janeiro será o mês do Bloganuary do WordPress.com. Como vou participar de uma iniciativa do WordPress.com, o nome logicamente não poderia mudar.
Mas é aquilo que eu disse, é um site que se alterna entre momentos de blog, momentos de hub de conteúdo, mas o que importa é que ele seja um ponto de encontro.
O que é o Bloganuary?
É um desafio diário onde um tema é proposto a cada dia e através dele, eu desenrolo uma história.
Coisa parecida com o Daily Prompt, mas mais elaborada.
Promessa com uma semana de atraso
Semana passada eu prometi que o Luneta Sonora de sexta-feira seria gravado naquele dia, por ser jogo do Brasil – que por sinal foi eliminado pela Croácia, que foi eliminada pela Argentina, que fará a final contra a França.
O episódio 063 foi gravado na tarde de sexta-feira. O episódio 064 está parcialmente gravado, faltando concluir a parte final. Se eu cumpri a promessa, foi com uma semana de atraso.
Artes digitais
As artes digitais voltam no próximo ano no site, mas os vídeos vão ao ar todos os dias nas redes sociais.
Garanto uma frente de quase cem desenhos para começar o ano, e um dos desenhos que você vai ver aqui no retorno da série de artes digitais é esse de hoje.
Clássicos de Josivandro Avelar
E vamos de clássicos de Josivandro Avelar, que vai ter esse nome a partir da próxima leva, porque as que ainda estão na fila de postagem – e todas serão publicadas da maneira que foram criadas – ainda aparecem com o nome de “clássicos do blog”.
Siga-me…
No Instagram – e nas demais redes sociais – em @josivandroavelar. E no Twitter, em @josivandro.
A minicoluna do site
Ainda estamos com a força do hábito de chamar o que era um blog de site, mas como eu dizia, todo Pokémon evolui e sabe como é, este site tem quase 15 anos e em algum momento iria amadurecer.
E é isso. A minicoluna volta na próxima quarta-feira, neste mesmo site, e sei lá se volta no mesmo horário, porque essa parte eu não costumo programar. Porque o meu lado bagunçado vive no relógio em vez do calendário.