Image

Minha experiência com sites WordPress

Este site foi fundamental para a construção de vários outros. Conte mais sobre sua experiência com sites WordPress e porque ela é fundamental para que as pessoas que administram sites confiem no seu ...

Este site foi fundamental para a construção de vários outros. Conte mais sobre sua experiência com sites WordPress e porque ela é fundamental para que as pessoas que administram sites confiem no seu trabalho de montar e manter um site.

Pergunta feita por este editor

Ter um site em WordPress era um objetivo antigo. Surgiu dos tempos que eu ainda pesquisava sobre plataformas para criação de blogs. Comecei como quase todo mundo começa, no Blogger, e lá fiquei por quase seis anos. Mas sentia que queria mais, e acreditava que ter um site em WordPress autohospedado seria um sonho distante. Pesquisei intensamente sobre sites WordPress e de certo modo, acreditava que seria um pouco difícil viabilizar uma mudança de plataforma que eu considerava ousada na ocasião. Mas sabe quando você quer fazer as coisas e vai fundo? Foi o que eu fiz em agosto de 2014, quando o site migrou do Blogger para o WordPress.

Para que esse objetivo que eu considerava impossível fosse possível, pesquisei bastante sobre hospedagem e manutenção de sites, juntei um bom dinheiro e consegui realizar esse objetivo. E da forma mais inimaginável possível para mim: eu mesmo fiz a montagem e a migração do antigo blog para o WordPress sozinho. Ninguém me ensinou, não contratei ninguém para fazer esse serviço. Fiz tudo isso sozinho. Porque eu queria fazer, porque eu queria mexer, porque eu queria aprender como é que era esse negócio, como até hoje eu pesquiso e me atualizo. E até hoje eu tenho que lidar com os desafios de cuidar de uma plataforma sozinho.

Foi provando que era possível que várias pessoas procuraram saber como é que era. Eu já começava a enxergar ali uma oportunidade de negócio. Antes de migrar o meu site para WordPress, construí um site para um projeto que o meu irmão participava. Ofereci o serviço na cara e na coragem e fiz. Foi assim que eu tive contato com hospedagem e WordPress pela primeira vez. Era o incentivo suficiente para que o meu blog precisava para mudar de plataforma, o que era mais do que essencial por conta da profissionalização e porque na ocasião eu completava um ano de formado em Publicidade e Propaganda.

Foi assim que eu migrei o meu site para WordPress e fui pegando intimidade com a plataforma, ou melhor, com o CMS (Content Management System, traduzindo, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Com o tempo, construí vários outros sites e hoje eu posso dizer que eu tenho um portfólio completo. É o serviço mais caro que eu ofereço, porque exige muito: hospedagem, horas e horas moldando a plataforma da maneira que o cliente pediu, conectar contas, códigos e tudo mais. É uma coisa que custa tempo, dinheiro, não acontece do dia para a noite. Dá trabalho. Mas vale a pena por cada projeto que é viabilizado por mim. E foram vários nesses 10 anos de plataforma que eu completo neste ano.

Dei forma a sites como o Ônibus & Transporte, Por dentro do RN, Portal UNIBUS, Blog Lucas Tavares, dentre tantos outros. O que os clientes imaginaram, eu fiz mais do que eles poderiam imaginar. Criei sites dinâmicos e com todas as possibilidades de que o conteúdo que produzem diariamente chegasse mais longe. E ainda criei outros para mim mesmo, como o site da 612 Comunicação, parado há um bom tempo, e o do Luneta Sonora, atualizado toda sexta-feira quando sai um episódio novo do podcast, que inicialmente foi montado no WordPress.com, mas que eu queria migrar para hospedagem própria para ter mais possibilidades de personalização e controle.

A experiência que eu acumulei em uma década lidando com WordPress me dá credenciais para montar e ajudar pessoas a administrarem os seus sites. Cá estou eu escrevendo um texto como esse, naquela plataforma que eu montei, tendo lidado com mudanças de editor, de formatação, de blocos, de hospedagem quando eu tive que passar o site de uma empresa para outra, de tantos modos que muitas vezes é verdade que tem editor que não consegue acompanhar o que eu acompanho, mas eu acredito que a minha experiência com WordPress ao longo desses 10 anos pode ser fundamental para projetos de grande escala.

Tenho certeza de que lá na frente essa experiência que eu acumulei em WordPress, seja editando o meu site, seja na montagem e na manutenção, vai me ajudar a ir mais longe. Mas eu posso dizer que eu fui mais longe só de ter completado 10 anos lidando com WordPress, com cada característica, com as mudanças constantes e com a possibilidade de oferecer bem mais do que somente uma plataforma pronta. Já tinha aprendido o básico de HTML lidando com Blogger, e aprendi muito mais coisas lidando com WordPress, principalmente em termos de SEO e compartilhamento de conteúdo para mídias sociais.

Este site é o resultado das experiências que eu não paro de fazer, nem quando estou na minha rotina de escrita de textos. Todos os sites que eu coloquei no ar são um pouco daquilo que eu posso oferecer para quem quer mais do que um site bonitinho no ar. Afinal, em um ambiente que exige de certo modo que o seu conteúdo seja apresentável para as pessoas, um site organizado faz toda a diferença. Eu sei dessa responsabilidade e quero poder compartilhar essa experiência com as pessoas que nela se interessarem. Porque o que eu faço é mais do que somente montar um site organizado. É fazer com que seu conteúdo chegue mais longe.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.
Pular para o conteúdo