MAIS UMA DAQUELAS ALTERAÇÕES…

Mais uma vez a STTrans (Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa) vai fazer alteração em algumas linhas de ônibus em João Pessoa. Dessa vez, trata-se de mudança de casa, e, consequentemente, de percurso. As linhas que serão modificadas serão as linhas 500, 510, 521 e 600, que passam em Tambaú. Os ônibus dessas quatro linhas acima já receberam avisos comunicando melhor os passageiros sobre as mudanças.

Nessa nova alteração da STTrans, pelo menos duas linhas ganham mais percurso, caso de 500 e 510, e outras perdem, o que é o caso de 521 e 600. Fica assim, a partir de sábado (25/07):

  • As linhas 500 e 510 passarão a ter o ponto final na lateral do condomínio Valparaíso, no Bessa, o que agrega a linha um bom percurso e na prática substitui as duas linhas abaixo;
  • A linha 521 passará a ter o ponto final no estacionamento do Hiper Bompreço (que será, portanto, o mesmo da linha 511). Transforma a linha em um “511 que passa no Bairro São José”;
  • A linha 600, se for o que estou pensando, vai passar pela mais radical das alterações: vai passar a ter o ponto final na rua Manoel Arruda Cavalcanti, na lateral do Manaíra Shopping, o que em outras palavras reduz drasticamente o percurso da linha.

A STTrans comunicou também no aviso que irá monitorar as alterações para fazer os ajustes necessários nas linhas. O problema é que o histórico de alterações em linhas de ônibus não é lá muito favorável, principalmente porque a maioria das alterações não dura menos que 10 a 15 dias. Depois, volta tudo ao que era. Quem não se lembra do desastroso agrupamento das linhas 101 e 114 e A101 e 102? E das linhas 1516 e 5116, que duraram apenas 33 dias, que pouca gente lembra? E também da linha 507B, aquela que tinha o estranho nome de Boko Moko? Duraram pouco, foram um fracasso de audiência porque atrapalhavam mais do que ajudavam a população, que parece que nunca é consultada em relação a essas alterações, e assim se geram os desencontros entre as medidas da STTrans e as necessidades dos passageiros.

Porém, nem tudo na vida são erros. Por outro lado, existiram alterações que deram certo: as linhas 508 e 520, que viraram 528, para os bairros do Altiplano e da Penha; a criação das linhas 516 e 604; para a Ilha do Bispo e Bairro dos Ipês respectivamente. Alterações essas que foram bem planejadas e por isso vingaram ao contrário das outras.

Mas em compensação a STTrans já tratou de avisar aos passageiros sobre mais essa alteração. E com uma antecedência elogiável. O que vai acontecer depois dessas alterações no Bessa ninguém sabe. O que se espera é que os passageiros das linhas não sejam prejudicados e que a alteração realmente ajude.

Espero sim que dê certo. De qualquer forma voltamos a escrever sobre o mesmo assunto em breve, com o resultado da alteração e se ela realmente ajudou os passageiros que usam as linhas 500, 510, 521 e 600, ou caso contrário vai virar mais uma medida que não deu certo como as outras já feitas.

Compartilhe este post