Image

Locais de residência (no plural, mesmo)

Há quantos anos você mora no Rangel? E a relação com o bairro vizinho, o Cristo Redentor, de onde vem?
, , ,

Há quantos anos você mora no Rangel? E a relação com o bairro vizinho, o Cristo Redentor, de onde vem?

Pergunta feita por este editor

Eu moro aqui desde que eu nasci. E fiz do Rangel e do bairro vizinho, o Cristo Redentor, os meus locais de residência. Afinal, é sobre estar em dois mundos diferentes que se completam em seus contrastes, e que aos poucos se aproximam na medida que a cidade cresce, afinal, eu estou em um lugar onde a cidade se consolida. Não estou muito longe: a cidade nos trouxe para perto dela. O Rangel fica a quatro quilômetros do Centro da cidade e praticamente no meio do caminho para a Zona Sul, para onde a cidade cresceu e se consolidou como uma metrópole de centenas de milhares de habitantes, que logo vai alcançar o seu primeiro milhão.

A minha vida toda se baseia aqui no Rangel, se bem que não nasci aqui no Rangel, na verdade, mas numa maternidade em Tambiá. A minha vida está imersa no coração de João Pessoa, e quando eu digo o coração, eu digo sobre o coração que pulsa no centro do mapa, do lado esquerdo da mata, abaixo do Jaguaribe. Mais perto de onde a cidade nasceu e cresceu ao mesmo tempo. É o que conecta a cidade a todos os seus polos e seus extremos, que se moderniza e cresce pelas mãos dos que aqui nasceram e se fixaram. É aqui o centro de todas as minhas histórias desde criança. Histórias que eu conto e reconto há quase 16 anos neste site.

Aqui está a base da minha família, que cresceu junta no mesmo lugar, de onde eu escrevo este texto e que a mim, cabe reinventar, praticamente. Em um ambiente dessa casa, já faço acontecer desde que tudo o que eu tinha era uma bolsa e um caderno que estavam em cima da cama. Que depois passaram para uma parede. O momento de ter um ambiente próprio está mais próximo do que nunca, para que eu possa ter a liberdade de contar outras histórias para as pessoas que gostam delas. Isso porque a minha família continua aqui mesmo depois que alguns saírem. Ela está se ramificando para outras partes. E gerando outras famílias dentro da família.

O bairro do Cristo Redentor fica a 50 metros de onde eu moro. A minha casa está no território do Rangel, mas algumas coisas têm base também no bairro vizinho. Eu estudei em uma escola do Rangel, mas depois estudei em duas escolas do bairro do Cristo Redentor. São dois bairros distintos que são sempre vistos como um só pelos moradores de um e de outro bairro, que é praticamente uma cidade dentro de uma cidade, com seus contrastes que podem ser vistos nas mesmas proporções tanto em um lugar como no outro. Afinal, como estamos numa área consolidada da cidade, esses contrastes tendem a se mesclar.

E lá se vão 35 anos morando no mesmo terreno, que daqui a quase 40 dias vão ser 36. No mesmo terreno porque ela não é a mesma casa. A casa onde eu moro hoje foi construída há 31 anos. Mesmo que cada um esteja em seu lugar, aqui é o ponto de encontro de todos que sabem que suas histórias começaram aqui. Já a minha história eu mesmo quero documentar, como eu gosto de guardar as minhas coisas e estar perto delas, afinal, é um local de residência baseado em locais de residência, de cada lugar do Cristo Redentor onde eu estudei e andei e das ruas de barro que hoje não existem mais, praticamente, onde eu comecei a minha caminhada.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo