Para escrever, vocĂȘ busca inspiração em todos os lugares que vocĂȘ vai e em tudo o que vocĂȘ gosta?
Pergunta feita por este editor
Sou da geração que entende que nĂŁo precisa estar 100% online para buscar histĂłrias. Afinal, se vocĂȘ se desligar um pouco e dar uma volta, vai encontrar histĂłrias incrĂveis por aĂ. O que a gente compartilha online acontece na vida offline. Ă dessas experiĂȘncias offline que eu tiro a inspiração das histĂłrias que eu conto e compartilho online. Afinal, se eu nĂŁo tiver uma vida lĂĄ fora, como Ă© que eu vou ter base para escrever? Como eu vou ter inspiração para compartilhar? Ă sobre o que a gente faz lĂĄ fora que reflete sobre o que somos. Ă a nossa personalidade. Ă sobre o que se Ă© de verdade e sobre a verdade que a se precisa passar
Ă por essa razĂŁo, o de viver a vida offline e entender que existe uma vida offline, que o que eu quero e espero e que vocĂȘ tire um tempo. Tire um tempo para ler, caminhar, fazer o que quiser. Quando vocĂȘ ligar o computador ou o celular, vocĂȘ terĂĄ uma histĂłria para contar. Muitas vezes a gente tem aquele momento de tirar fotos de tudo, afinal, tem gente que nĂŁo vive sem um celular na mĂŁo e quer registrar tudo o que Ă© possĂvel. Se vocĂȘ Ă© um desses, vocĂȘ guarda esses momentos que vocĂȘ registra? Eu mesmo gosto de guardar momentos, relembrar de coisas que fizeram parte da minha rotina e que hoje mudaram de uma forma que hoje jĂĄ nĂŁo existem.
A inspiração para o que vocĂȘ compartilha estĂĄ por todos os lados. EstĂĄ na sua histĂłria, ao seu redor, nas coisas que vocĂȘ faz. Ă sobre o que acontece na sua vida durante todo o momento. Afinal, o que precisa fazer sentido quando se estĂĄ na frente do computador Ă© entender o sentido de tudo o que nele estĂĄ. Tudo o que estĂĄ na sua frente Ă© o resultado da histĂłria que acontece offline. Ela estĂĄ esperando o melhor momento de ser contada, e nĂŁo sĂł isso, muitas vezes Ă© vocĂȘ que cria a histĂłria. Ă vocĂȘ quem faz a histĂłria. E quando vocĂȘ deixa ela acontecer e vocĂȘ a registra, vocĂȘ guarda um momento que lĂĄ na frente vai ser melhor compreendido por quem viu ou por quem ainda nĂŁo sabe do que aconteceu de tĂŁo extraordinĂĄrio, e que mereceu ser registrada.
à por isso que eu te dou uma outra dica, senão a mais importante de todas as dicas, por mais simples que ela possa parecer: Não deixe de se inspirar! Afinal de contas, a história estå acontecendo ao seu redor, o que falta é alguém para registrar o que estå acontecendo. A história, ela simplesmente acontece. E como diz aquele ditado, cada cabeça é uma sentença, cada um de nós temos um modo diferente de enxergar a história, como tão complexa e diferente é a nossa mente. A história tem vårios pontos de vista, que são contados da maneira que cada um acredita que viu de um jeito ou de outro, mas é a história que acontece o tempo todo.
O mundo Ă© feito de histĂłrias que acontecem o tempo todo, e muitas vezes passam despercebidas quando nĂŁo existem pessoas que observam tudo ao seu redor. E quando elas observam, aquilo que para muita gente nĂŁo significa nada se torna a histĂłria que vocĂȘ presenciou, e que serĂĄ compreendida quando bem contada. A histĂłria Ă© isso, ela nĂŁo avisa, quando ela acontece, muitas vezes vocĂȘ nĂŁo se dĂĄ conta, e quando se dĂĄ conta, entende como a histĂłria Ă© algo que a gente nĂŁo controla, e nĂŁo tem hora marcada para acontecer. Quando vocĂȘ vive a histĂłria, vocĂȘ conta a histĂłria. E uma histĂłria Ă© valiosa quando ela Ă© registrada. Ă assim que a vida acontece.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.