Image

Impacto positivo da automação

Qual foi o maior impacto positivo que a automação trouxe para o seu processo criativo?

Qual foi o maior impacto positivo que a automação trouxe para o seu processo criativo?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Há cinco anos, os posts do site passaram a ser distribuídos pelo IFTTT. Para quem não sabe como é que funciona, o IFTTT é uma ferramenta online que serve para conectar serviços para que estes funcionem de forma automática conforme o que você programou. Por exemplo, no momento em que eu postar este texto, ele será distribuído para oito redes sociais diferentes. No momento em que eu posto uma imagem no Instagram, ela também vai ser distribuída para várias redes sociais. A vantagem disso? Poupar o tempo que eu levaria atualizando todas as redes sociais, bem como eu mantenho a minha presença digital coesa.

Essa é uma das vantagens do IFTTT. Manter a sua presença digital constante mesmo que você não esteja em todos os lugares ao mesmo tempo, o que diga-se de passagem é humanamente impossível. É desse modo que nenhuma das minhas redes sociais é abandonada, afinal, eu não crio um perfil de rede social para deixar largado. Preciso estar presente em todos os lugares possíveis, mas isso é uma coisa, atualizar é outra, e o que eu preciso fazer para manter tudo isso em ordem? Automação. Algumas redes sociais são atualizadas de forma manual, e são elas que comandam todas as outras pelo sistema que eu montei no IFTTT.

Tanto os posts quanto as imagens são distribuídas por esse meio, que é fundamental justamente para que eu ganhe o tempo que eu preciso para poder produzir o que é necessário e que vai demandar tempo, que é justamente a produção dos posts e outras coisas mais elaboradas, que são mais do que necessárias do que distribuir várias vezes um post estático em vários lugares. Por isso é que é necessário atualizar todas elas ao mesmo tempo, para que assim nenhuma rede fique abandonada, como bem disse anteriormente. Todas elas ficam ativas e ao mesmo tempo atualizadas, e isso importa bastante nesse meio.

É desse modo que eu mantenho todas as redes sociais ativas. O site comanda as redes sociais de texto, o Instagram as de imagem. A partir do que eu fizer com elas, influi em todas as outras. A partir do momento em que eu postar este texto, é dado um comando e todas as redes sociais estão atualizadas. A mesma coisa com o Instagram, a única rede que eu comando sem a necessidade de automatizar os serviços. Sei que é possível programar posts no Instagram, mas eu preciso de uma ferramenta mais completa. O Business Suite da Meta ainda não tem tudo o que eu preciso, e está atrasado em muita coisa.

A automação trouxe esse impacto positivo, porque ainda que todo o processo seja entregue de maneira automatizada, aqui ainda está um toque humano, nas palavras que eu escrevo e nas coisas que eu quero trazer para o máximo de pessoas possível, contando com recursos tecnológicos para isso. É assim que eu adaptei a automação, é assim que eu estou adaptando a inteligência artificial, é assim que eu lido com os avanços tecnológicos à medida que eles vão fazendo parte da minha rotina, uma coisa que, queira ou não, é inevitável para quem trabalha com comunicação e precisa estar sempre antenado ao novo.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 207: O impacto da inteligência artificial na comunicação - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 207: O impacto da inteligência artificial na comunicação
  2. Luneta Sonora 206: Storytelling urbano
  3. Luneta Sonora 205: O futuro do SEO com alma
  4. Luneta Sonora 204: Comunicação que conecta
  5. Luneta Sonora 203: E-E-A-T: O que é e por que o Google quer conteúdo com alma

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes