Image

Impacto de qualidade

De que forma o novo ambiente impactou diretamente a qualidade do site e das séries?

De que forma o novo ambiente impactou diretamente a qualidade do site e das séries?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Nada pode ser melhor do que trabalhar em seu canto, no seu lugar, no seu ambiente. Com privacidade, com foco, com objetivo, sem distração, afinal, um ambiente compartilhado em casa é repleto de distrações que em algum momento sempre vão atrapalhar o seu trabalho. Já comecei tendo um quarto e vou melhorando aos poucos para que esse ambiente vá adquirindo a minha cara ao longo do tempo. E quando o ambiente melhora, o seu trabalho melhora, o que você entrega melhora. E isso se reflete na qualidade do seu trabalho, as pessoas sentem que aquilo melhorou porque precisava de um empurrão, e quando esse empurrão é dado, você entende a necessidade de investimento nos seus projetos. Tudo o que eu mais precisava.

Quando os seus projetos tem uma “sede”, eles ganham ainda mais personalidade. A base de tudo é onde tudo começou, afinal, eu fiquei com o quarto onde eu já estava, onde este site começou há 17 anos ainda como um blog. Mais simbólico que esse espaço, não há. E aqui é a minha redação, o meu estúdio, todos os departamentos do meu projeto de comunicação o qual eu me dediquei a colocar de pé. E você nem faz ideia das melhoras que eu consegui ao longo do tempo justamente para permitir que conquistas comecem a ser possíveis, afinal, ter seu ambiente já é uma conquista: o que você precisa é potencializar essas conquistas na forma de um trabalho de qalidade e mais profissionalizado, coisa que eu já vinha buscando há bastante tempo.

E quando vocë está em seu ambiente próprio, está totalmente focado naquilo que você faz. Já começa por aí: o foco. Quando você trabalha mais focado, o reflexo aparece na qualidade daquilo que você entrega, e era isso que eu vinha buscando há muito tempo. Com foco e tempo, você consegue trabalhar melhor nos aspectos e entrelinhas do seu trabalho, afinal, entregar um texto como esse nào é simplesmente jogar no editor um monte de palavras e apertar o botão de publicar: tem muita coisa envolvida em apenas um texto do site que você não faz ideia. E vai imaginar que todo site profissional precisa ter esse mesmo cuidado na qualidade do trabalho que eu tenho com o meu.

Pude acelerar muitas coisas. Pude acumular rascunhos que eu posto no momento em que eu quiser, em busca de ter tempo nos dias mais estratégicos para produção mais robusta de conteúdo e serviços para outros projetos. Quero me dedicar a produção visual como até um dia desses fazia, aprender novas técnicas, levar novas ideias adiante, inclusive aquelas que estavam adormecidas por causa da limitação do ambiente. Tinha coisas que eu demorei para aprender e só consegui nessa dinâmica de espaço: não sabia usar a mesa digitalizadora direito, consegui aprender e sei como desenrolar. Não sabia como trabalhar nos atalhos do teclado internacional, consegui desenrolar essa parte. E aos poucos eu vou aprendendo a desenrolar o que ainda está enrolado.

Onde será que esse ambiente vai me levar? O que eu mais quero é que ele seja um trampolim para coisas maiores, que possam, quem sabe, me levar a um ambiente maior do que esse que eu conquistei agora, por isso é fundamental valorizar essa conquista. Quando se tem espaço para sonhar, todos os limites que existiam para que esses sonhos fossem realizados vão aos poucos caindo por terra. É quando não existem mais desculpas para procrastinar. Tempo você tem, espaço você tem. É só chegar e fazer, é só aproveitar. E é exatamente isso que eu estou fazendo no momento, no tempo que eu quiser, no tempo que eu acreditava que seria impossível, mas que aos poucos, vai se tornando a rotina que eu tanto queria.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 220: Calendários 2026: planejamento criativo como tradição - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 220: Calendários 2026: planejamento criativo como tradição
  2. Luneta Sonora 219: O pique de dezembro: intensidade, entrega e fôlego criativo
  3. Luneta Sonora 218: Dezembro: o mês mais produtivo do site
  4. Luneta Sonora 217: Sistemas Visuais: como a lógica organiza o caos
  5. Luneta Sonora 216: A volta ao traço: a identidade visual como expressão de reinício

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes