HOJE TEM PALHAÇO? TEM SIM SENHOR!

Demos pista deste post no “Uma frase”. Agora vocês vão entender do que se trata.

O Cine Josivandro Avelar apresenta o primeiro vídeo que fizemos junto com equipe e material da Faculdade Iesp. Na companhia de Jacielly (que teve a ideia do vídeo), Jusseli, Vanessa, Ediuilson e Taynã, o vídeo foi composto como trabalho de faculdade, no qual o tema era livre.

E como um dos primos de Jacielly (Félix Júnior, o palhaço Xodó) participa de um grupo de palhaços cuidadores formado na Universidade Federal da Paraíba, chamado PalhaSUS, resolvemos que é deles que falaríamos do vídeo. Por aqui você vai conhecer o pessoal super gente-fina. Para que você entre no clima, vamos apresentar o grupo nesta citação que achei no blog do grupo.

O projeto PALHASUS caracteriza-se pelo foco na humanização, considerando que o processo de cuidado em saúde envolve interações humanas. Esta tem sido uma preocupação histórica na melhoria da qualidade dos serviços de saúde, uma vez que se observa que essas interações encontram-se limitadas pela ênfase no aspecto técnico e na condição biológica da doença, perdendo a perspectiva dos sujeitos envolvidos. Os participantes, a partir de formação prévia na Oficina do Riso da UFPB, desenvolvem o papel de Palhaços Cuidadores, aperfeiçoando uma tecnologia leve, cujas habilidades dependem do exercício em espaços privilegiados de desenvolvimento do cuidado. O projeto elenca cenários de práticas que envolvem pessoas em situações de internação hospitalar e ou de vulnerabilidade social. (…) Para a execução desse projeto já houve duas Oficinas do Riso, que formaram 56 Palhaços Cuidadores, e um seminário de discussão do papel do Palhaço Cuidador. As atuações nos referidos cenários de práticas iniciaram em setembro de 2010.

Em: http://palhasus.blogspot.com.br/p/fundamentos.html

A duração deste vídeo é de dois minutos, e como devem ter notado pelo clima do vídeo, foi muito, mas muito divertido gravar. Todo o esforço valeu a pena. Assistam e divirtam-se.

É bem legal. E justifica esse tempo que passei offline no horário que costumava ficar. Foi um trabalho intenso que tudo bem, é um trabalho de faculdade, mas já fica para a minha história e a história dos colegas. Juntos compomos uma equipe, e é em nome dela que agradecemos ao grupo PalhaSUS, pela paciência que teve com a gente, bem como ter abrilhantado o vídeo (e agitado geral a faculdade na noite da última segunda-feira, quando o vídeo foi gravado. Foi uma resenha só).

Fica a lembrança de um dos dias mais incríveis da minha vida. É com essa alegria que queremos ajudar a espalhar, que damos cedo as boas-vindas ao mês de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como aceitar o convite de posts colaborativos no Instagram Como publicar posts colaborativos no Instagram Posts no Instagram no computador para todos A nova home do Blog Josivandro Avelar Novidade no Close Friends do Instagram