Image

Frio? Tem certeza?

Onde você mora, faz frio?

Onde você mora, faz frio?

Pergunta feita por este editor

Eu poderia usar três simples letras para responder esta pergunta: não. Não é um lugar onde faz frio, por estar perto de uma área de litoral. Mas quanto mais você se afasta do nível do mar, mais frio fica, apesar de eu estar geograficamente próximo da Linha do Equador. E então eu poderia dizer que estaria sentindo frio, mas não. Não é ainda aquele frio de rachar. Não é para menos que o tema da semana é sobre clima ameno, nem disse que seria frio, apesar de estarmos no inverno. E é justamente por isso que eu faço outra pergunta, que nem deu tempo de encaixar aqui: o que você define como frio?

Frio poderia ser uma coisa oposta ao calor, como é a sua definição mais comum, seja no dicionário, seja a gente sentindo de fato. Mas quando eu digo que não é somente isso, talvez você não estranhe tanto justamente porque você vai entender como frio tudo aquilo que é congelante, com um dígito na temperatura, como algo que assim como num momento de calor intenso você não suportaria, nem colocando dois ou mais cobertores, agasalhos ou todo tipo de aquecimento possível para se proteger de temperaturas mais baixas. Sim, é verdade. É algo mais ou menos próximo de estar dentro de um congelador.

Mas a gente não está dentro de um enorme congelador, nem perto das geleiras da Antártida ou do Círculo Polar Ártico. Elas parecem longe, bem longe, mas elas se dirigem até nós porque o aquecimento global já está chegando lá. Mudanças climáticas à parte, não é somente o fato de o aquecimento ser algo relacionado unicamente a temperaturas altas. Se a água evapora por causa do aquecimento dos oceanos, para onde ela vai? Porque ela não desaparece. Para algum lugar ela vai. Vira chuva. E essa é a nossa maior referência de inverno para quem está ao nível do mar, perto da linha do Equador.

E é justamente por isso que eu poderia dizer que onde eu estou não faz frio. Faz um clima ameno. Não faz calor, não faz frio, o que se sente é uma temperatura agradável o suficiente para não suar, não reclamar, não se sentir mal para fazer as suas atividades de rotina. Tudo o que a gente espera é que dias como os de hoje não se tornem raros. Mas isso não depende somente da nossa espera e nossa expectativa. Depende de nossas atitudes em relação ao consumo consciente dos recursos e ao seu uso racional e não predatório. Afinal, é sobre que planeta queremos deixar para as próximas gerações. Se desejamos o melhor para eles, precisamos cuidar do planeta por eles.

Onde eu moro, não poderia dizer que faz frio. Mas posso dizer que pelo menos hoje eu posso dormir agasalhado de leve. Talvez eu ainda não saiba o que é um frio de rachar ou um frio daqueles bem insuportáveis ao ponto de se cobrir da cabeça aos pés com várias camadas de cobertores e casacos possíveis. Mas eu posso pelo menos estar confortável numa temperatura ambiente e sem reclamar tanto, sem suar e sem estar incomodado. E o que eu mais espero é que nas próximas estações eu possa continuar sentindo esse clima, que apesar de não considerar frio, dá para considerar ameno e suportável.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo