Por onde eu começaria? E essa pergunta ao mesmo tempo seria se eu voltasse no tempo até antes de eu nascer? Que tal começar… Pelo imperador Dom Pedro e ir ao momento da declaração de independência, tentando entender melhor o acontecimento histórico que dá origem literalmente a um país?
Ou o Marechal Deodoro da Fonseca e entender como ele foi convencido pelos seus pares a proclamar a República?
Estar em São Paulo em 1922 e entender toda a vanguarda da Semana de Arte Moderna. E porque 100 anos depois, ela é lembrada até hoje?
Ou estar em Brasília em 1960, quando tudo era mato e presenciar a inauguração de uma nova capital e quem sabe, ajudar a fazê-la crescer? A cidade é nova perto da maioria das capitais e nunca é tarde.
Somos ricos de histórias, só pelo resumo de tudo que gostaria de presenciar. Mas pelo menos estou aqui para conhecer pessoas que no futuro podem se tornar figuras históricas.
Mas a história é assim. Você nunca sabe quando vai presenciar uma. Nem que aquela pessoa será uma figura histórica. É o acaso que constrói.
Uma pergunta sugerida pelo Daily Prompt do Jetpack: diariamente, toda vez que eu abro o app ou a sugestão de escrita diária, o Daily Prompt me sugere um tema. Siga-me no Instagram, no TikTok e nas demais mídias sociais.