Image

#ContentTalks: o voo do passarinho amarelo

A resposta dos usuários brasileiros ao quase-colapso do Twitter foi a adesão maciça a uma rede social indiana promissora, o Koo. O voo do passarinho amarelo foi avassalador.

Há duas semanas, vinha escrevendo #ContentTalks sobre o que anda acontecendo no Twitter. Daí aconteceu a demissão em massa de funcionários que gerou um rumor de que a rede ia entrar em colapso. Não tardou para os usuários brasileiros procurarem opções, e quem apostou em redes como o Mastodon, se frustrou. O voo do passarinho amarelo foi avassalador.

Em menos de três dias, a rede social indiana Koo ganhou mais de 1 milhão de usuários brasileiros e levou a startup responsável pela rede social a se “internacionalizar” em 48 horas. Até então uma rede social local, o Koo rapidamente traduziu o aplicativo para português, coisa que o Twitter levou quase dois anos.

O funcionamento simplificado do Koo explica a adesão maciça. Enquanto o conceito de rede social descentralizada não animou os usuários, o simples fato de poder publicar direto e até editar os posts deu um gás necessário a rede social indiana, que teve uma das adesões mais maciças para uma rede social novata.

E porque eu aderi rápido?

Quem me conhece sabe que eu faço adesões atrasadas (reconheço) nas redes sociais. Entrei tarde em praticamente todas elas e quando entro, é para valer. Mas eu resolvi não ter essa mesma atitude de receio no Koo e criei um perfil na rede no sábado.

A estratégia que eu adotei foi a mesma que adotei ao entrar no Kwai e que estendi ao YouTube e ao TikTok: focar em arte, com a diferença que no Koo tem como logicamente divulgar o blog. A rede foi criada no sábado, mas depois de estender a estratégia citada, os primeiros seguidores começaram a aparecer.

Isso também explica o retorno ao Tumblr, agora com dois blogs – o outro é para o podcast Luneta Sonora. Há muitas comunidades de arte por lá e elas são, para mim, a garantia de sobrevivência de qualquer rede social. Onde quer que estejamos, somos ativos.

E como você já deve saber desde sábado, eu criei uma conta no Koo. Clique aqui e siga-me por lá. Ou nas demais redes sociais.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
  2. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
  3. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
  4. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
  5. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização
  6. Luneta Sonora 128: Só mais um episódio com recados da semana

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.