Image

Ferramenta digital indispensável para criar

Existe uma ferramenta digital que você considera indispensável para criar? Qual?

Existe uma ferramenta digital que você considera indispensável para criar? Qual?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Todo mundo tem as suas ferramentas e as suas estratégias para criar. Eu, lógico, tenho as minhas. A questão nem é com que ferramentas você trabalha, mas como você trabalha com essas ferramentas, que geralmente são padrão na indústria, nas redes sociais, enfim, você trabalha da sua maneira, com a sua identidade, dando a sua cara ao trabalho que você realiza. E é assim que as pessoas te reconhecem. Mas com certeza, no meio de tantas ferramentas digitais que você usa para criar, deve ter alguma preferida. Posso mencionar várias, mas uma delas é uma das mais fundamentais em todo o processo criativo aqui nos meus projetos.

Eu trabalho com um conjunto de ferramentas que para mim é como um canivete suíço que resolve praticamente tudo para mim. Trabalho com o Simplenote para deixar notas simples ou posts que eu quero incluir no futuro para o blog, um futuro bem muitas vezes distante, tanto que eu trabalho com os conteúdos mais “evergreen” que eu tenho e deixo lá para esperar o momento certo, além de todas as anotações a respeito dos temas que eu quero trabalhar, como os nomes e números das artes digitais, como as #SetePerguntas das próximas semanas, e por aí vai. Quer que eu cite um exemplo de como trabalhar com ferramentas interconectadas?

Ontem eu disse que as perguntas são geradas pelo Chat GPT simulando que ele é um curioso para saber detalhes do meu projeto e seu tripé: arte, cidade e comunicação. Ele gera os temas e as perguntas. Eu organizo essas perguntas no Simplenote, e é através dessa ferramenta que elas chegam até o site (é o post do resumo dos sábados). Lá, cada pergunta é separada em um post, assim como este, e eu respondo a cada dia que entrar no ar. Antes eu fazia isso com um dia de antecedência e colocava no ar no dia seguinte, mas aquela emergência médica que eu tive no final de julho destrambelhou tudo. Mas eu vou colocar tudo no lugar em algum momento.

Para fazer as artes de absolutamente tudo, trabalho atualmente com o Canva. Esta tem sido a ferramenta digital mais do que indispensável para criar. É por onde eu crio os posts individuais, os carrosséis e as artes de apresentação dos posts. Também trabalho com o Adobe Photoshop e se tem uma ferramenta que eu tenho saudade de criar, é o Adobe Illustrator. Queria poder ter um recurso a mais para poder trabalhar com essa ferramenta o qual eu já trabalhei nos tempos de CS3 e CS5. Talvez você possa ajudar através dos meus planos. Enquanto isso, fica no campo do sonho, porque pelo menos sonhar é de graça.

Não importa a ferramenta que você use para criar, o que importa é o seu toque pessoal. É a sua identidade. E eu deixo a minha identidade em cada criação que eu faço, não importa qual seja ela. Tudo se conecta, tudo se integra, e tudo fica bem quando se está bem. É assim que eu otimizo o meu tempo, cada vez mais corrido, e vejo o que eu posso fazer para que o meu trabalho seja realizado da melhor forma possível. É assim que eu trabalho todos os dias, e é assim que vocês veem o resultado de tudo o que eu faço, como nesse dia corrido de hoje, onde ferramentas digitais são mais do que importantes para otimizar o seu trabalho.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 207: O impacto da inteligência artificial na comunicação - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 207: O impacto da inteligência artificial na comunicação
  2. Luneta Sonora 206: Storytelling urbano
  3. Luneta Sonora 205: O futuro do SEO com alma
  4. Luneta Sonora 204: Comunicação que conecta
  5. Luneta Sonora 203: E-E-A-T: O que é e por que o Google quer conteúdo com alma

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes