Você considera importante que as pessoas conheçam não apenas os sites que você montou, mas também as pessoas que estão por trás deles? Tem quem ache que alguns desses sites são seus!
Pergunta feita por este editor
Tem quem ache que alguns dos sites que eu desenvolvi são meus, e não dos meus clientes. Até em problemas que não são culpa minha eu me meti por causa disso. Eu sou responsável pela parte estrutural e visual de cada um deles. Em alguns outros, posso até fazer redação, isso tá dentro do meu projeto de Social Media e Redação, do qual eu tenho um mídia kit distinto para oferecer para os clientes. Eles sabem que se quiserem contar com meus serviços de redação, terão ou que contratar ou que aceitar um aditivo contratual. Mas eu quero dizer uma coisa para vocês: os sites que eu desenvolvi são de pessoas diferentes. Clientes diferentes. Necessidades diferentes.
Normal de pessoas que não conhecem a fundo como é um projeto de um site. Afinal, não é só colocar uma estrutura no ar, é pensar em uma coisa chamada pós-venda, afinal, sempre vai ter um cliente que não vai saber cuidar do site. É para isso que ele precisa de uma assistência praticamente permanente para que o seu site não saia do ar, para que o seu site se mantenha saudável. É nessa que entram os contratos de manutenção que eu organizei no início desse ano, afinal, ninguém melhor para cuidar dos projetos dos clientes do que a pessoa que os desenvolveu. E que conhece cada detalhe do seu projeto.
Cada projeto que eu desenvolvi para os clientes é diferente do outro. Por mais que possam parecer, cada um possui o toque e a personalidade das marcas dos clientes. E um tem até o nome do cliente na marca! O site que eu escolhi exibir na chamada visual acima é o Blog Lucas Tavares, de São Paulo do Potengi, cidade a 72 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte, que de acordo com dados atualizados do IBGE, possui 17.320 habitantes. Se tornou uma importante fonte de notícias para a cidade e para as circunvizinhas, sendo um case de fonte de notícias relevante para a região onde o blog está inserido. Onde há foco, há resultados.
E você acredita que a mesma estrutura que eu tenho para um blog é igual para um site? Eu posso fazer qualquer coisa com a estrutura que eu tenho, dependendo do que o cliente quer. E basicamente, todos os sites são estruturalmente iguais, mudando como eu personalizo cada projeto, com fontes, paletas de cores, marcas e tudo mais. O que dá o toque diferencial para cada projeto é o conteúdo que cada cliente alimenta seu site. Ele pode fazer isso sozinho. Pode contar com colaboradores. Pode contar com convidados. São várias mãos e várias fontes que trabalham em cada projeto em que os seus líderes escolheram os meus serviços.
Hoje eu tenho seis histórias para contar, mas elas já foram várias há anos atrás. E o que eu mais quero é que essas histórias vão além das seis que eu conto atualmente, afinal, eu quero poder pegar mais projetos e quero que eles sejam cada vez maiores. E eu estou pronto para os desafios que vierem. E eu espero poder fazer novos projetos com a mesma dedicação dos projetos que eu montei e ajudo a manter. Podem ter certeza de que em cada projeto que tiver o meu toque, a sua personalidade vem em primeiro lugar. É você quem vai dar a sua personalidade, o seu toque final. E esse é o barato do meu trabalho, afinal, eu tenho clientes, conto com pessoas.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.