Acredita que poderia ter mais tempo que você tem para fazer o que você mais gosta de fazer?
Pergunta feita por este editor
Essa talvez seja uma das minhas maiores metas deste ano: ter mais tempo para fazer as minhas atividades. Sei que para isso eu preciso otimizar o tempo que eu tenho, mesmo que eu não tenha muito tempo para isso. Mas a nossa rotina é dinâmica, nossos objetivos são claros e tudo o que a gente mais quer é ter tempo para fazer as atividades que precisa, e aproveitar o tempo livre para descansar, pesquisar sobre outras coisas que possam incrementar o trabalho, e isso também inclui leituras. As minhas leituras preferidas são aquelas que enriquecem o trabalho que eu faço todos os dias. Afinal, esse é o ar que eu respiro diariamente.
Mas diante de tantas coisas que a gente precisa fazer para ocupar o tempo, quantas delas você realmente faz, e se você não faz o que gostaria, é porque você não tem tempo suficiente para executar essas tarefas? Para muitas pessoas, administrar o tempo é uma tarefa difícil. Muitas vezes eu não consigo ter muito tempo para fazer as minhas coisas, e tem dias que eu fico frustrado de não conseguir fazer o que eu queria. Mas a mudança depende de mim, e eu é que não posso reclamar disso. Ou pensando melhor, eu posso reclamar e ao mesmo tempo agir, afinal, tudo o que não se pode é ficar parado.
Quando eu tiver o meu espaço, tudo o que eu não vou ter serão desculpas. Porque um dos meus objetivos era justamente centralizar as minhas atividades que estão espalhadas em casa, muitas vezes com distrações, outras vezes porque tem coisas que eu preciso fazer em casa, afinal, todos nós precisamos ajudar em alguma coisa em casa, não é? É para isso que estamos aqui, ao mesmo tempo que a gente faz o que a gente gosta, sem sentir aquele peso. Quando a gente faz o que gosta, tudo fica mais leve. Não sinta que realiza o seu trabalho por mera obrigação. Você pode fazer coisas incríveis!
Eu poderia ter mais tempo da maneira mais simples: administrando o meu tempo. E é isso que eu venho fazendo, foi assim que consegui tempo para realizar atividades que antes não conseguia, e estabeleci como meta realizar trabalhos em determinados dias da semana, tornando esses trabalhos marcas registradas desses dias, como escrever sobre comunicação às segundas e gravar um podcast às sextas. E quando eu encontro tempo para fazer mais coisas, eu fico pensando no que eu posso inventar no tempo que me sobrar. Porque para mim, todo tempo é precioso quando se quer construir uma história que faça você ser lembrado.
O que mais me traz satisfação é que o meu trabalho é uma coisa minha, feita por mim, de coisas que eu criei, com a liberdade que nenhum CNPJ fora o meu próprio pode me dar. Afinal, empresas tem donos, e em empresa de comunicação, quem fala que tem liberdade em uma, tá na verdade defendendo os interesses do dono da empresa, que coloca qualquer coisa em primeiro lugar, menos comunicar. Você só faz o que eles mandam, e muitas empresas de comunicação não priorizam a comunicação como essência e finalidade. Talvez seja por isso que não estou em uma, e é por isso que eu fiz o meu negócio, podendo administrar o meu tempo da maneira que eu quiser.
Foi assim que eu estabeleci a minha agenda semanal, foi assim que eu determinei dias para trabalhos específicos, em uma meta que eu quero atingir ao longo do tempo, afinal, todo o trabalho de otimização é longo, e me acostumar com o novo tem o seu tempo, diante de alterar a rotina que você seguia por anos para sempre. Ter o seu tempo é fundamental para que o seu trabalho flua. É sobre ter tempo para fazer as suas atividades, sobre ter um tempo livre para descansar, e principalmente, administrar esse tempo. Coisas que muitas vezes não são possíveis para a maioria das pessoas, é verdade, mas que se fizer um certo esforço, tudo vai dar certo.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.