Image

Envolvimento com a comunidade

Houve alguma mudança no engajamento cívico ou na participação em atividades comunitárias desde a proliferação da Internet? As pessoas estão mais envolvidas em questões locais através de plataformas ...
,

Houve alguma mudança no engajamento cívico ou na participação em atividades comunitárias desde a proliferação da Internet? As pessoas estão mais envolvidas em questões locais através de plataformas online?

Como bem disse em posts anteriores, não poderia dizer que houve mudanças significativas na questão de participação e envolvimento em atividades comunitárias desde a proliferação da Internet.

Para mim, isso é uma coisa que ainda está faltando e precisa ser melhor trabalhado: um maior envolvimento com as questões comunitárias sendo parte da comunidade.

Muitas vezes, para criar esse envolvimento usamos as plataformas de mídia social, e muitas vezes dentro delas usamos os meios errados, e nem sempre esses erros são intencionais, são no impulso mesmo, o impulso de ver uma solução ser resolvida de imediato.

Afinal, muitas vezes essas plataformas terminam sendo “engolidas” por gente grande, que cria a narrativa que quiser e mete engajamento comunitário como se o que essa “gente grande” representa fosse o pensamento da comunidade.

Isso é uma coisa que ainda está adormecida nela. A gente não pode simplesmente terceirizar esse potencial quando pode fazer isso por conta própria, o que confere autenticidade.

É por conta disso que precisamos reavaliar o engajamento cívico e a participação em atividades comunitárias, justamente para evitar que canalizemos essas aspirações em terceiros que não nos conhecem direito.

Ainda é tempo, e o que estiver ao nosso alcance, faremos.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, onde as perguntas que eu respondo sobre temas de cotidiano e autoconhecimento são sugeridas por inteligência artificial.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 127: Sério que eu esqueci dos três anos do podcast?
  2. Luneta Sonora 126: Se eu esqueci de alguma coisa, eu não me lembro
  3. Luneta Sonora 125: Como eu esqueci de oito desenhos?
  4. Luneta Sonora 124: Que legenda este episódio merece?
  5. Luneta Sonora 123: A velha rotina está de volta
  6. Luneta Sonora 122: Nunca pode ser tarde, mas tem sido tarde

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.