Image

Elementos fundamentais

Quais são os elementos fundamentais de um Manual de Identidade Visual?
, ,

Quais são os elementos fundamentais de um Manual de Identidade Visual?

Pergunta feita por este editor

Como um bom manual de instruções sobre como reproduzir uma marca, um Manual de Identidade Visual possui itens básicos para auxiliar quem nela vai trabalhar. Nela eu apresento a marca, suas cores, sua tipografia, bem como eu apresento como a marca deve ou não deve ser apresentada, e isso fica explícito no Manual de Identidade com as aplicações permitidas e não permitidas, que são ilustradas como exemplos justamente para que quem for aplicar a marca não a faça de qualquer maneira. Essa é a apresentação básica de um Manual de Identidade Visual. Mas vamos aos detalhes? Eles importam para entender cada elemento da marca.

Primeiro de tudo, é a apresentação da marca propriamente dita, em seus elementos fundamentais, medidas para reprodução com exatidão. Alguns manuais reproduzem as medidas exatas da marca em unidades, uma vez que a aplicação é em tamanhos variáveis. Ela pode ser medida em um determinado elemento da marca, como uma letra O, como um quadrado, como um círculo, sempre é usada uma referência visual, uma vez que é impossível fazer uma referência em números, tipo metros, centímetros, para a reprodução de uma marca que pode ser vista em qualquer tamanho, em qualquer tela, em qualquer aplicação.

Depois, é a vez das cores. O destaque do Manual de Identidade Visual da minha marca é a adoção das paletas sazonais, onde eu adoto uma paleta de cores para determinados períodos do ano. A paleta azul é para todos os momentos. A paleta amarela é para o período de festas juninas. A paleta vermelha é para o período de festas de fim de ano. O próprio manual de identidade dá a possibilidade de adotar outras paletas de cores conforme os momentos e as necessidades de cada projeto, de modo que não fica somente preso a elas. Mas institucionalmente, as paletas de cores da marca são as baseadas nas cores primárias.

A seguir, vem a apresentação da tipografia, para mostrar que a marca não pode ser reproduzida com qualquer uma, tem que ser com a tipografia que foi determinada por quem criou a marca. No meu caso, utilizo a Helvetica e sua “parente”, a Neue Haas Grotesk, que você vê tanto na marca como no site, bem como também nas mídias sociais. Para impressos, pode-se tranquilamente usar a Arial se não houver Helvetica ou Neue Haas Grotesk, desde que não na própria marca. O único uso permitido da Arial, como bem disse, é em impressos. E as fontes são apresentadas no Manual de Identidade Visual em praticamente todos os seus caracteres.

Alguns manuais de identidade visual possuem também aplicação em materiais, como viaturas, camisas, brindes e outros elementos. Mas no meu Manual de Identidade Visual, optei por não colocar uma aplicação em materiais, justamente porque essas partes são mais variáveis dependendo do material de cada cliente, e essa é uma parte que pode ser feita em conjunto justamente porque viaturas não são todas iguais, camisas não são todas iguais, brindes não são todos iguais. O que eu trago no Manual de Identidade Visual da minha marca é justamente isso, um norte para orientar quem vai aplicar a marca em seus projetos, desde que devidamente autorizados. E quem tem um bom conhecimento de como aplicar a marca, vai saber utilizar o manual.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 198: O trabalho é real, o trabalho é sério - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 198: O trabalho é real, o trabalho é sério
  2. Luneta Sonora 197: A cor como referência do momento
  3. Luneta Sonora 196: Enfim, o meu ambiente
  4. Luneta Sonora 195: E a sua cabeça, está como?
  5. Luneta Sonora 194: As mudanças do Google Notícias

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes